O que é?
A realização de estudos capazes de identificar toda demanda da indústria do carnaval no Brasil, permitindo a criação de um programa de capacitação profissionalizante gerando a criação de uma Universidade do Carnaval em Maricá. É um projeto amplo, que envolve a formação de toda a cadeia produtiva do carnaval, mas que ainda está em fase embrionária. A Prefeitura de Maricá divulgou recentemente a subvenção para a escola União de Maricá, que faz parte desse processo que retornará para a sociedade através da geração de empregos e profissionalização de pessoas para atuar com costura, confecção de adereços, cenografia, carpintaria e dança, entre outras funções principalmente da economia criativa.
Em dezembro de 2022, fomentando a cultura do Carnaval, uma das manifestações populares mais democráticas, que permite a participação de vários setores da sociedade, a Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), realizou o I Seminário Samba & Carnaval, no auditório do Banco Mumbuca, com propostas de projetos para empregabilidade na área.
Em pauta, estiveram temas como “O panorama do Carnaval no estado do Rio”, “A importância da indústria do Carnaval para o desenvolvimento de Maricá”, “Ritos e Identidades – A história do Carnaval em uma perspectiva antropológica, social e cultural”, e “O Carnaval como direito à cidade, cidadania e pertencimento – Pluralidade do Carnaval”.
Na mesa de abertura, representantes de entidades ligadas à cultura do Carnaval, como a secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros; o diretor Cultural da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Luiz Carlos Magalhães; o presidente do Conselho Deliberativo da Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (Lacam), Alexandre Oliveira; e Cristiane Janeiro, viúva do compositor e cantor, Claudinho Guimarães, que foi homenageada.