InícioCompliance, Ética e Transparência

Código de Ética

A CODEMAR, Sociedade de Economia Mista, constituída sob a forma sociedade anônima de capital fechado, integrante da Administração Indireta do Município de Maricá, vinculada à Secretaria Executiva de Gestão do Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Petróleo (Lei Complementar n.º 260, de 31 de março de 2015), está comprometida com a ética nos relacionamentos, a prevenção ao combate a corrupção e sustentabilidade do negócio.

O Código de Ética e Conduta é baseado na missão, nas crenças, na cultura organizacional e nos valores da Empresa, bem como nos princípios que regem a administração pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Entre os princípios que a CODEMAR adota se incluem o respeito à vida em todas as suas formas, à diversidade e aos direitos humanos, o cuidado com a qualidade de vida, à saúde, o meio ambiente e a segurança.

A gestão da CODEMAR é orientada pelas boas práticas de governança corporativa e deve se caracterizar pela inovação, racionalização do gasto público e alcance das metas e objetivos definidos no plano estratégico. A transparência é outro princípio fundamental observado pela Empresa, que visa a assegurar, de forma rápida e segura, aos diversos públicos de interesse e ao cidadão de modo geral, amplo acesso a informações relevantes sobre as atividades, os negócios, as decisões empresariais e os dados contábeis e financeiros.

Nosso Código também endossa princípios estabelecidos no Pacto Global da ONU, derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Declaração do Rio sobre meio Ambiente e Desenvolvimento e Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

Os princípios estabelecidos nesse Código de Ética e Conduta devem ser observados por todos os integrantes da CODEMAR independentemente do nível hierárquico, cabendo aos gestores e lideranças o papel adicional de divulgar e assegurar o cumprimento dos normas nas áreas de trabalho. Serão consideradas faltas graves condutas que caracterizem infração a qualquer princípio deste Código, bem como aquelas em desconformidade com leis e padrões éticos da sociedade.

Com a observância desses princípios, estamos caminhando para a construção de uma empresa sólida, confiável e social e ambientalmente responsável.

Código de Governança Corporativa

As melhores práticas de governança corporativa incentivam os investidores institucionais a: (I) tomar decisões de investimento que tenham a intenção de maximizar o retorno para os acionistas e minimizar riscos e (II) exercer eficazmente seus deveres fiduciários como acionistas das empresas nas quais investem os recursos que lhes foram confiados.

A elaboração do Manual de Governança Corporativa da CODEMAR foi motivada por mudanças no ambiente de negócios global assim como pela evolução do mercado de capitais e do ambiente regulatório no Brasil. Sua elaboração envolveu uma pesquisa profunda e a realização de análise comparativa,  incluindo fontes  nacionais  e  internacionais,  alinhando-o  com  as  principais tendências globais.

O documento é dividido em duas partes: Princípios e Diretrizes de Governança Corporativa e Guia de Melhores Práticas. Os Princípios e Diretrizes estão relacionados aos fundamentos da governança corporativa no qual a CODEMAR defende, estimulando as Partes Interessadas que se relacionam com a Companhia a adotarem, sempre que possível. O Guia de Melhores Práticas traz sugestões, com base nesses princípios, para que as empresas possam avançar na implementação de boas práticas de governança corporativa.

Aderir a todas as recomendações pode não ser viável para todas as Partes Interessadas que mantém relacionamento com a Companhia devido as diferentes particularidades de cada organização, tais como estágio de maturação, ambiente regulatório e etc. Reconhecemos que cabe a cada uma delas desenvolver o seu próprio modelo de governança corporativa.

Salientamos nesta edição o compromisso da CODEMAR de estimular a criação de companhias sustentáveis de alto desempenho a longo prazo, reforçando assim, seu histórico de ativismo e de esforços em prol das melhores práticas de governança e do desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro.

Enfatiza-se a preocupação com a efetividade, a qualificação, a responsabilidade individual dos membros e com o compromisso dos conselhos de administração, com a criação de valor no longo prazo para a companhia, seus acionistas e Partes Interessadas.

Ressalta-se, nesse sentido, o imperativo de independência e de diligência do Conselho Fiscal e da auditoria interna. Assim sendo, a CODEMAR defende que a Companhia deve ter um processo de revisão e acompanhamento de quaisquer transações efetuadas com Partes Relacionadas.

Esta edição também procura estabelecer procedimentos de governança com o objetivo de minimizar eventuais conflitos de interesse.

Por último, destaca-se a necessidade de que as empresas adotem uma política de remuneração justa, equilibrada e responsável de seus acionistas.

Política Anticorrupção

Com o compromisso de manter os mais altos níveis de padrões profissionais e éticos na condução dos negócios bem como diante às constantes mudanças de cenários no mundo, criamos o MANUAL ANTICORRUPÇÃO.

O objetivo é reforçar a prevenção, detecção e correção de atos de fraude e de corrupção, por meio da gestão integrada e do aperfeiçoamento de ações e controles da nossa estrutura de governança, além de nos fornecer orientação e nos fazer lembrar de nossos valores.

Este Manual destina-se a todos que, direta ou indiretamente, estão ligados à CODEMAR, quer sejam como acionistas, dirigentes, colaboradores ou prestadores de serviço. É responsabilidade de todos, sem exceção, conhecer e aplicar os conceitos e a legislação em vigor.

Resultado do Processo Seletivo - Junho de 2020

Notícias

Cônsul do Chile visita o museu Casa Darcy Ribeiro, em Maricá

Carlos Marin viu a exposição permanente e celebrou o estreitamento de laços com o Brasil, principalmente com temas tão caros à cultura de ambos...

Abertura do Maricá Games JAM dá início à primeira etapa da competição que premiará...

Participantes irão recriar uma nova versão do jogo “As Aventuras de Mumbuquinha 2.0” Teve início neste sábado (10/05) a primeira etapa do Maricá Games JAM,...

Codemar celebra o Dia das Mães com encontro especial entre colaboradores

Café da manhã, com a participação do presidente Hamilton Lacerda, aconteceu nesta sexta-feira (9) no Auditório da companhia Para celebrar o Dia das Mães, que...

Inscrições para o Maricá Games JAM 2025 terminam nesta terça (06/05)

Evento oferece premiação de R$ 37,5 mil e propõe o desafio de recriar o jogo “As Aventuras de Mumbuquinha 2.0” Termina nesta terça-feira (06/05), às...

Pista do Aeroporto de Maricá vai ganhar cobertura asfáltica com grafeno

Material aumenta a durabilidade da pista, que precisará de menos reparos após o tratamento Material de alta tecnologia, o grafeno será utilizado na pista do...

Maricá marca presença no Web Summit Rio 2025 com iniciativa de proteção às mulheres

Programa "Voz Delas" reforça compromisso com inovação social e combate à violência de gênero Maricá participou da edição de 2025 do Web Summit Rio, um...

Codemar participa de evento focado em protagonismo feminino no campo da ciência, tecnologia e...

Inova Agroecologia, Farmacopeia Mari’ká e Programa Voz Delas estiveram no ’Tecelãs do Saber', que aconteceu nesta quarta-feira (30/04) A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar)...

Aeroporto de Maricá recebe comitiva portuguesa

Visita fez parte de uma agenda do grupo para conhecer ações estratégicas da cidade nas áreas de desenvolvimento, cultura e turismo O Aeroporto de Maricá...