100% comandado por mulheres, curso de empreendedorismo feminino incentiva novos negócios em Maricá

Iniciativa é da Escola de Startup

Impulsionar, valorizar e acelerar a geração de emprego e renda ampliando a participação de mulheres nos negócios. Essa é a meta do programa de Formação em Empreendedorismo Feminino da Escola de Startup de Maricá, que teve sua aula inaugural realizada na tarde dessa segunda-feira(01/04), na tenda do Congresso do Amanhã, em Araçatiba (ao lado do aeroporto).

O curso é ministrado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) para potencializar a gestão de negócios e marketing digital de maneira prática. Todas as aulas são dadas por mulheres

Entre elas, está Paula Erthal, gestora de projetos e analista de Arranjos Produtivos Locais do Parque Tecnológico e também palestrante da aula inaugural.

“Neste primeiro momento, falei sobre a relevância da mulher enquanto empreendedora e os desafios que a gente enfrenta para poder colocar nossos negócios em prática”, conta a professora que irá lecionar a disciplina sobre Alinhamento Estratégico, falando sobre planejamento, visão, missão, valores e análise swot.

A formação tem carga horária de 36 horas distribuídas em nove encontros presenciais de 4 horas, às terças e quintas-feiras, com turmas no período da tarde e da noite, no Galpão Tecnológico de Maricá, em Inoã.

Incentivo

Uma das beneficiárias é a artesã Alexandra Serafim. Moradora de Inoã, ela começou a empreender durante a pandemia da Covid-19, sempre fazendo cursos de especialização.

“Esse incentivo  em nosso desenvolvimento é essencial. Participo da Rede Colmeia, que realiza um trabalho constante em prol do nosso crescimento enquanto empreendedoras e, agora na Escola de Startup, teremos o incentivo na área da gestão de nossas marcas”, conta a proprietária da marca Atelie Xanda Artes, que completa:

“Há  menos de um mês participei de uma feira em um dia em que eu estava desanimada, mas fui incentivada pela Thaisa Muniz, fundadora da Colmeia Maricá,  a participar. E foi justamente neste dia que recebi uma encomenda enorme que vai me garantir o ano todo de trabalho. Isso é um grande incentivo e desafio. Já o curso é importante porque auxilia na busca por encontrar um melhor fornecedor, precificar os produtos. A busca de conhecimento melhora o nosso trabalho e nos ensina como vender”, completa.

Metodologia com estratégia

O conteúdo programático da formação contará com alinhamento estratégico para que as alunas compreendam os objetivos de um negócio e definição da missão, visão e valores. As tendências de consumo também serão pautadas para melhor entendimento das tendências do mercado e oportunidades para agregar valor aos produtos ou serviços.

Também serão abordados fundamentos do marketing digital, sua importância para os negócios e estratégias de criação de conteúdo e engajamento nas redes sociais.

Programas

Notícias

Museu Casa Darcy Ribeiro comemora aniversário do antropólogo com show de Toni Platão, espetáculo...

Equipamento de cultura de Maricá preparou uma série de ações para celebrar a data O Museu Casa Darcy Ribeiro, em Maricá, vai fazer parceria de...

Ciamar inicia novo ciclo de produção, com a introdução de 16 mil alevinos

Peixes, na fase jovem, foram colocados em dois tanques no complexo; meta é produzir 3 toneladas de tilápia O Centro de Inovação em Aquicultura de...

Estudantes de Maricá aprendem a plantar, colher e comer bem em projeto da Codemar

O Horto da Agrobiodiversidade, no Espraiado, recebeu alunos da escola pública local em comemoração ao mês das crianças e à Semana da Alimentação Saudável Uma...