Quem anda pelos corredores do 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio em Maricá logo depara com num belo veículo preto estacionado em um dos estandes. Trata-se de um carro fabricado pela Toyota movido a hidrogênio e exposto no evento. O Mirai, que já está na segunda geração, ainda não está disponível no Brasil, mas já está presente no Japão, nos EUA e em alguns países da Europa.*
”A gente tem visto assuntos interessantes em Maricá e trouxemos o veículo como parte integrante dessa discussão e desse tipo de tecnologia. O Mirai foi lançado em 2012 e essa versão aqui é de 2018 e já tem mais de 27 mil unidades vendidas no mundo”, explicou o gerente de Relações Governamentais e Assuntos Técnicos da Toyota, Gustavo Noronha.
Ele acrescentou que a busca pelo hidrogênio pode viabilizar o carro no Brasil no futuro. “Temas que são hoje importantes para esse tipo de tecnologia que, inclusive, estão sendo tocados aqui no Congresso e têm tudo a ver com a cidade”, acrescentou Noronha.
O fato de Maricá estar investindo na busca por energia renovável e o hidrogênio está no radar da cidade chamou a atenção da montadora.
“É um prazer participar deste Congresso e ver o quanto Maricá está investindo nesse projeto que tem tudo a ver com o que a Toyota trabalha”, completou Noronha.
Energia limpa
Para Gustavo Noronha, existe um pensamento ligado à tecnologia na cidade. Ele disse ainda que conhecer os projetos desenvolvidos o deixou feliz e, também, a maneira como os gestores estão trabalhando “forte para buscar soluções em descarbonização”.
A manifestação do representante da Toyota ocorreu durante reunião com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Carlos Senna, e o presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio e chefe do Laboratório de Hidrogênio (LabH2/COPPE/UFRJ), professor Paulo Emílio Valadão de Miranda.
Ao se pronunciar, Hamilton Lacerda convidou a empresa para a atuar em conjunto no desenvolvimento de ônibus movidos a hidrogênio. Para ele, investir em tecnologia para descarbonização mostra que o município atravessa uma transformação, quando projeta a redução de emissões de gases e ao diminuir a dependência dos combustíveis derivados do petróleo por meio de uma fonte de energia limpa.
“O hidrogênio é a solução de um futuro que já se faz presente aqui em Maricá com esses projetos em andamento. É importante ver o estudo se formando em produto concreto por meio da integração de diversas pastas”, afirmou Hamilton Lacerda.
Cadeia produtiva
Lacerda adiantou, que caberá à Codemar buscar um modelamento e parcerias para viabilizar a produção. Mas, segundo ele, a ideia é partir para o campo da industrialização com o objetivo de fixar e introduzir uma cadeia produtiva dessa área automobilística de transporte de carga e passageiros no município. “E estamos debruçados sobre isso”, garantiu.
Projetos
Entre os projetos de Maricá, está o protótipo do ônibus movido a hidrogênio desenvolvido pelo município em parceria com a Coppe /Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Descoberta
No Congresso, foi anunciada a descoberta de jazidas com grande potencial de produção do combustível na cidade. Além disso, o município é pioneiro na legislação sobre o hidrogênio e prevê incentivos para a produção dessa energia.
Realização
O Congresso é realizado pela Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2) em parceria com a Prefeitura do município e com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá).