‘Desenvolvimento econômico tem que estar atrelado ao social’, diz deputado Washington Quaquá; deputada Zeidan ressalta poder da educação
Acreditando que não é possível desenvolvimento sem educação, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá acompanhou a inauguração, pela Prefeitura de Maricá, da maior escola pública de tempo integral do Brasil. O Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) foi aberto nesta terça-feira (13) no bairro de Itaipuaçu e atenderá 5.000 alunos. A unidade foi batizada com o nome de Leonel Brizola, grande incentivador do ensino em tempo integral.
A escola tem salas de aula com tela interativa, laboratórios de ciências, robótica, artes, dança, lutas, biblioteca e até um observatório astronômico: “Vai ser chamado de Observatório A Terrra Não É Plana. Nossas crianças sabem disso”, disse o prefeito Fabiano Horta.
Além disso vai haver aulas dos idiomas mandarim (falado na China) e inglês. Escola de qualidade e para todos, segundo Horta: “A escola foi pensada para que o filho do pobre e o filho do rico convivam como iguais, em um grande encontro humano”.
Distribuição
Autoridades políticas participaram do evento. O deputado federal Washington Quaquá, que idealizou os CEPT quando era prefeito, enfatizou o papel da educação no desenvolvimento do município: “O desenvolvimento econômico tem que estar atrelado ao desenvolvimento social. Não adianta gerar dinheiro e concentrar renda”.
Ele ressaltou que esta é uma escola de distribuição de cultura, de saberes e de renda. “Uma cidade mais justa e mais desenvolvida que se constrói em Maricá.”
Quaquá fez questão de afirmar, ainda, que o projeto de CEPT não vai parar em Itaipuaçu. “Em seis anos, todas as escolas da cidade funcionarão em tempo integral”.
A deputada estadual Rosângela Zeidan também participou da inauguração. “Esse investimento, todo esse aparato que tem aqui, mostra o poder transformador da educação para essas crianças. Que elas vejam que a escola é um lugar bom, um espaço de aprendizado e de crescimento.”
Para ela, tudo isso se reflete no desenvolvimento da cidade justamente por formar seres capacitados. Zeidan frisou que o seu filho, o vice-prefeito licenciado de Maricá, Diego Zeidan, sempre estudou em escolas públicas