Ônibus a hidrogênio de Maricá é exibido em encontro internacional em Copacabana

Cidade marca presença em de Congresso Anual para América Latina e Caribe

O município de Maricá foi um dos participantes do debate sobre o potencial de recursos de energia renovável na América Latina, nesta terça-feira (13), no 3º Congresso Anual de Hidrogênio para a América Latina e o Caribe (H2LAC), em Copacabana, no Rio de Janeiro.

O projeto de ônibus híbrido Vermelhinho Sustentável, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), está em exibição na porta do hotel e foi visitado pelo secretário de Planejamento e Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, e também pelo governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas.

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) participa dos três dias de evento sendo representada pelo diretor de Industria e Energia, Pedro Di Filippo, que atua no desenvolvimento do ônibus com a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, comandada pelo secretário Igor Sardinha.

O governador do Ceará parabenizou a iniciativa em torno do ônibus e contou que está realizando entendimentos com empresas que querem investir na produção de hidrogênio.

“Estamos muito animados em ajudar o planeta neste processo de descarbonização. Quero parabenizar a prefeitura de Maricá por atuar no desenvolvimento de um produto importante”, afirmou Elmano. Ele acrescentou que o grande desafio do hidrogênio é consolidar mercado e permitir nova matriz energética para a reindustrialização do país e para a geração de empregos.

Frota de ônibus descarbonizada até 2038

Pedro Di Filippo afirmou que “quando participamos de congressos como este, temos a oportunidade de consolidar o papel de Maricá no processo de investimento em cadeias produtivas para descarbonização produzindo e consumindo energia com baixo carbono”.

Para o secretário Igor Sardinha, Maricá sai na frente com a meta de descarbonizar a frota de Vermelhinhos até 2038: “Ter o protótipo do nosso ônibus aqui no evento é fundamental porque uma das grandes discussões que regem esses fóruns é como você gerar demanda por hidrogênio dentro dessa discussão de uma indústria nascente na qual Maricá é pioneira, protagonista neste sentido no Brasil”.

Segundo ele, é fundamental trazer a necessidade de investir em ciência, tecnologia e desenvolvimento de uma indústria nacional de produtos como o ônibus a hidrogênio. “É por meio dele que vamos descarbonizar a frota e contribuir para que o projeto seja desenvolvido também em outras cidades”, conta o secretário.

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...