Agricultores do município são aposta para produção em larga escala
O incentivo ao cultivo de pitayas em Maricá vem se fortalecendo com ações feitas pelo Inova Agroecologia, como o curso de cultivo da fruta, no último fim de semana.
O curso foi divido em duas etapas: a teórica, abordando o que vem sendo feito em várias regiões do país; e a prática, com podas, controle de pragas e doenças, produção de mudas e plantio. Ao final, todos participaram de degustação e receberam mudas.
A Produção de pitaya na Fazenda Pública vai chegar ao período da colheita em maior escala daqui a dois meses. Tecnologias trazidas pelo Inova Agroecologia, da Biotec com UFRRJ, para o cultivo da fruta, buscam baratear custos e aumentar a produtividade com variedade.
Atualmente, estão sendo cultivadas 144 plantas de seis variedades, e a expectativa é de que rendam até cinco vezes o equivalente ao custo de produção em alguns anos, com destino certo para a merenda escolar da rede municipal.
O Inova é idealizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Biotec Maricá, e inclui atividades científicas e tecnológicas, com o auxílio de profissionais, entre professores, especialistas e técnicos da universidade.