Inova Agroecologia incentiva cultivo de pitayas em Maricá

Agricultores do município são aposta para produção em larga escala

O incentivo ao cultivo de pitayas em Maricá vem se fortalecendo com ações feitas pelo Inova Agroecologia, como o curso de cultivo da fruta, no último fim de semana.

O curso foi divido em duas etapas: a teórica, abordando o que vem sendo feito em várias regiões do país; e a prática, com podas, controle de pragas e doenças, produção de mudas e plantio. Ao final, todos participaram de degustação e receberam mudas.

A Produção de pitaya na Fazenda Pública vai chegar ao período da colheita em maior escala daqui a dois meses. Tecnologias trazidas pelo Inova Agroecologia, da Biotec com UFRRJ, para o cultivo da fruta, buscam baratear custos e aumentar a produtividade com variedade.

Atualmente, estão sendo cultivadas 144 plantas de seis variedades, e a expectativa é de que rendam até cinco vezes o equivalente ao custo de produção em alguns anos, com destino certo para a merenda escolar da rede municipal.

O Inova é idealizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Biotec Maricá, e inclui atividades científicas e tecnológicas, com o auxílio de profissionais, entre professores, especialistas e técnicos da universidade.

Programas

Notícias

Fazenda Joaquin Piñero vira ponto turístico agroecológico

Pomar do projeto Inova recebe visitantes O pomar agroecológico do projeto Inova recebeu na manhã deste sábado (24) dezenas de visitantes que foram ao local...

Visita guiada na Fazenda Pública terá transporte com Vermelhinhos

Evento agroecológico será realizado pelo Inova Agroecologia neste sábado (24) Com o intuito de facilitar o acesso à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, neste...

Domingo tem competição de pesca amadora com barco em Maricá

Cerca de 300 pescadores se inscreveram e vão disputar o troféu do Caiaque Fishing em Itaipuaçu O final de semana está chegando e quem estiver...