Prato é popular no Japão e em outros países orientais
A longevidade adquirida com a alimentação saudável dos asiáticos é conhecida em todo mundo, e pensando em reproduzir com qualidade o consumo de parte desses vegetais, o projeto Inova Agroecologia Maricá, que realiza inovação em cultivos agroecológicos, está cultivando a soja edamame, na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado e na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, no bairro Caju.
Popular na culinária japonesa, ela pode ser consumida de diversas formas. De sabor suave, sua textura é similar a outras leguminosas como grão-de-bico, ervilha verde e alguns tipos de feijões. O preparo é fácil, com rápido cozimento, e pode ser consumida em lanches como snacks, ou compor pratos como sopas e saladas.
Como potencial produto de nicho, o cultivo da soja edamame é uma boa opção para agricultores familiares e orgânicos.
“É um produto com qualidade sensorial e nutricional diferenciada. O objetivo do estudo é indicar o manejo de diferentes épocas de semeadura de soja agroecológica para edamame em Maricá. Já é possível indicar as melhores épocas de semeadura e manejo”, diz o coordenador do Inova Agroecologia, João Araújo.
Ao longo dos últimos meses, foram realizadas capacitações para produtores, estudantes e técnicos, além de visitas e oficinas realizadas na sede do Inova, contribuindo para a formação e o desenvolvimento em diversas áreas.
De acordo com Josimar Nogueira, engenheiro agrônomo da UFRRJ de Campos dos Goytacazes e um dos responsáveis pelo projeto, a inovação contribui para a diversificação de produção. “Além do desenvolvimento de produto com valor agregado por se tratar de manejo agroecológico, a soja produzida já pode ser comercializada em feiras e no desenvolvimento de produtos para o mercado”, concluiu.
O que é edamame?
Edamame é a designação japonesa para um alimento derivado da soja verde, também conhecida como soja-hortaliça ou soja tipo vegetal, caracterizada por grãos totalmente desenvolvidos, porém ainda verdes.
Nesta fase, a soja exibe um sabor suave, porém rica em vitaminas, minerais e proteínas. Os grãos verdes, após serem debulhados e cozidos, são frequentemente incorporados a saladas e diversos pratos culinários.