Maricá forma novos empreendedores para desenvolver negócios

Alunos da Escola de Startups da Codemar recebem certificados de conclusão de curso; duas das turmas são formadas somente por mulheres que empreendem

Alunos de cursos de capacitação empresarial oferecidos pela Escola de Startups da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) receberam, na noite desta quinta-feira (20/06), seus certificados de conclusão emitidos em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Os 120 formandos presentes são de três turmas do Passaporte Empreendedor e duas do curso Empreendedorismo Feminino, iniciadas neste ano em acordo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Hamilton Lacerda é presidente da Codeamar. Foto: Leonardo Fonseca

“Vocês têm grande responsabilidade na construção de Maricá. As oportunidades que vocês, empreendedores, geram melhoram o nível de emprego da cidade, a economia do município e a qualidade de vida que temos. São os empreendedores pequenos que geram o maior número de empregos do país”, avaliou Hamilton Lacerda, presidente da Codemar, durante a cerimônia.

Maria Donnola é da turma de empreendedorismo feminino. Foto: Leonardo Fonseca

O evento aconteceu no Galpão Tecnológico de Inoã, onde os encontros presenciais dos cursos aconteceram. Marcos Marins, representante da UFF, falou da importância da parceria da instituição com a Codemar para levar cursos de qualidade para Maricá:

Marcos Marins representou a Universidade Federal Fluminense. Foto: Leonardo Fonseca

“Com mais essas turmas se formando, somamos 1.805 pessoas qualificadas em Maricá, certificadas com curso de qualidade. Daqui sairão empresas e empreendedores preparados para contribuir com a sociedade. Temos parceria com a Codemar e com a Secretaria de Ciência e Tecnologia que nos possibilita estar aqui, e a universidade agradece e parabeniza Maricá pela iniciativa”, concluiu.

Mulheres de sucesso

Das cinco turmas formadas, duas foram compostas exclusivamente por mulheres, tanto alunas quanto professoras. A iniciativa de formar turmas específicas ajudou a moldar um curso mais focado nas necessidades femininas.

“Por que só mulheres? Porque a gente consegue entender as necessidades e também as dificuldades que só nós encontramos para empreender, para ter um negócio”, resumiu a professora Paula Hertal, muito aplaudida.

Uma das alunas que superaram as dificuldades e já encontraram sucesso é a maricaense Maria Donnola, formada em moda e que dá aulas de modelagem.

“Cheguei com uma expectativa e estou saindo com muito mais do que esperava. É um curso que nos qualifica e coloca o nosso negócio num novo nível de profissionalismo. Vejo meu negócio de uma nova forma, dou aulas on-line e tenho uma plataforma de cursos com alunos em mais de 30 países. Vivo do meu negócio hoje”, afirmou a empresária, que coleciona mais de 100 mil seguidores somente no Instagram @mariafecrafts .

O programa

Nas três turmas do Passaporte Empreendedor, com egressos e alunos do último ano do programa Passaporte Universitário, foram oferecidas ferramentas e conhecimentos essenciais para os participantes desenvolverem seus próprios negócios.

Já as duas turmas do curso Empreendedorismo Feminino tiveram capacitação e orientação para mulheres empreendedoras, sobre ferramentas e conhecimentos essenciais para aprimorar a gestão de negócios e o marketing digital.

Programas

Notícias

Final do Festival Escrito nas Estrelas acontece neste domingo

Show da cantora Zélia Duncan finaliza evento que resgata movimento cultural da década de 60 O segundo dia do 1º Festival da Canção – Escrito...

Tetê Espíndola fecha primeiro dia de Festival da Canção – Escrito nas Estrelas com...

Concurso reúne artistas de sete estados do Brasil A noite desta sexta-feira (22) foi repleta de música com a chegada em Maricá do 1º...

Codemar inaugura nova sede, construída com tecnologia ecológica e eficiente

Edifício fica em Araçatiba e faz parte de um complexo urbano em desenvolvimento no local que inclui o Hotel Maricá, em construção A Companhia de...