Inova Agroecologia, Farmacopeia e Ciamar foram apresentados ao superintendente da pasta no Rio de Janeiro
Projetos de produção de alimentos saudáveis e plantas medicinais da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) receberam, nesta quarta-feira (10), a visita da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro, parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
O superintendente Victor Tinoco conheceu a recém-inaugurada Farmácia Viva, na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, no Caju. O espaço de cerca de 4 mil m² serve ao cultivo orgânico de mais de 30 espécies de plantas medicinais sendo parte do projeto Farmacopeia Mari’ká que tem a missão de incentivar o uso de fitoterápicos na saúde pública, além de criar uma nova frente econômica em Maricá, voltada para a indústria de fármacos e cosméticos.
“Depois da visita à Farmácia Viva, fomos até a Fazenda Pública Joaquín Piñero onde foi apresentado o projeto Inova Agroecologia Maricá”, explicou Fernanda Garcia, superintendente da Codemar que faz a interface da companhia com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), parceira nos projetos.
A equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário conheceu, também na Joaquín Piñero, o Centro de Inovação em Aquicultura de Maricá (Ciamar). Na fazenda há o cultivo sustentável de camarões usando tecnologia de bioinsumos e uma fábrica para produção de ração para pescados.