Corpo de Bombeiros pousou com paciente que, agora, está em acompanhamento
O heliponto aeromédico do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara recebeu nesta quinta-feira (19/09) uma vítima de grave acidente de trânsito na cidade de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. A vítima foi transferida para a unidade hospitalar referência no atendimento de traumas em Maricá. O Corpo de Bombeiros Militar resgatou a moradora aldeense de helicóptero após atropelamento.
O heliponto é operado pelo Aeroporto de Maricá. O espaço possui 1.000m² e tem a capacidade de receber até a aeronave Sikorsky S-92, maior helicóptero em atividade no Brasil.
Para a diretora de Operações da Codemar, Marta Magge, a importância da utilização deste serviço se dá pela velocidade e versatilidade de pouso, sendo uma escolha vantajosa e eficaz em casos de emergência vítimas graves que precisam de suporte avançado de vida.
“A sobrevida de uma vítima de trauma está devidamente relacionada com a rapidez com que é submetida ao tratamento definitivo adequado”, destacou Marta Magge.
Paciente
A Secretaria de Saúde informou que a paciente de 43 anos, que foi atropelada, chegou à unidade apresentando diversas lesões e precisou passar por cirurgia. Ela segue internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital, sendo avaliada, medicada, recebendo curativos e contando com o acompanhamento da equipe multiprofissional da unidade, que está atenta à evolução do caso.
O heliponto atende toda rede de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Táxi Aéreo, este último para resgatar trabalhadores das plataformas de petróleo, caso haja necessidade.