Centenário de Berta Ribeiro é celebrado no Museu Casa Darcy Ribeiro

Seminário Imagens do Futuro convida para reflexão sobre legado deixado por antropóloga

O percurso de vida da antropóloga e etnóloga Berta Gleizer Ribeiro está sendo celebrado no Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, no mês em que completaria 100 anos de vida.

Imagem: Julios Costa

A comemoração integra o Seminário Imagens do Futuro, que faz parte do programa de pesquisa, formação e produção do Museu. As atividades iniciaram nesta sexta-feira (18) com o “Berta, Presente!”, um debate que refletiu sobre a vida dedicada ao pensamento dos povos indígenas.

O projeto acontece até domingo (20/10), em uma iniciativa que convida os participantes para uma profunda reflexão sobre a obra de Berta e seu legado.

Segundo a Diretora Técnica da Fundação Darcy Ribeiro, Elizabeth Brêa, três características são fundamentais para a compreensão de quem foi Berta Ribeiro: a disciplina, o compromisso político e o reconhecimento do conhecimento indígena através do compartilhamento acadêmico.

“Bertha foi uma antropóloga muito reconhecida, muito disciplinada e com uma atuação política muito grande não só com relação à participação das mulheres na ciência, mas também pela demarcação das terras indígenas. Uma outra característica que eu gostaria de ressaltar é o reconhecimento ao conhecimento indígena e o compartilhamento desse conhecimento. Ela foi uma mulher que deu autoria aos povos indígenas e o reconhecimento do artesanato como arte indígena com uma linguagem visual repleta de significados sociais e mitológicos que expressam identidade. Berta é atualíssima! “, comemora.

Para o Diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), Sady Bianchin, este evento é um instrumento para colocar Maricá no mapa cultural do Brasil.

“A casa abriga o maior acervo da pesquisadora Berta Ribeiro, que é uma referência no campo material dos povos indígenas. Estamos construindo um museu vivo com a presença de povos originários e com a população participando dos debates para que a consciência crítica seja o norteador das políticas públicas da Codemar”, explica.

Participaram ainda da mesa de abertura a Assessora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Maricá, Carolina Potiguara, a Diretora da Escola Indígena Guarani Para Poty Nhe’ Ë Já, Martinha Mendonça e a Coordenadora do Museu Casa Darcy Ribeiro, Giulia Rodrigues.

Apropriação indígena

Com uma saudação em tupi, a indígena Carolina, de ascendência Potiguara da Paraíba, conta que se dedica a disseminar seu conhecimento na área e atualmente se dedica a diversas áreas de pesquisa, incluindo linguística, identidades étnicas, territórios culturais e direitos das mulheres indígenas.

“Berta soube traduzir na sua escrita o nosso universo indígena, do cotidiano das aldeias. Você passa a conhecer e entender esse mundo tão diverso dessas 305 etnias e 274 línguas desse território riquíssimo em cultura. Suas palavras são do nosso presente. Berta Ribeiro e povos indígenas são conhecimento sagrado”, analisa.

DJ indígena Cris Pantoja

O evento finalizou com uma apresentação da DJ indígena Cris Pantoja, que toca samba raiz, coco carimbó e músicas de rituais indígenas, sempre vestindo ornamentos, como maracás e artesanato, exaltando suas raízes.

Sua mãe é da etnia Sateré-mawé e morava numa comunidade ribeirinha, na Amazônia, no Pará, e depois veio para o Rio de Janeiro.

Inscrições

O Seminário Imagens do Futuro: Centenário Berta Ribeiro é gratuito mas requer inscrição que pode ser feita pelo site https://bit.ly/CentenárioBertaRibeiro. É preciso emitir um tíquete para cada dia de participação. Haverá transmissão pela internet. O  Museu Casa Darcy Ribeiro fica na Rua Darcy Ribeiro 395, Cordeirinho, Maricá (Antiga Rua Cento e Dezenove).

19/10 (Sábado)
11h – Painel com transmissão ao vivo on-line: “‘Antes o Mundo Não Existia’: Cosmopolítica Indígena em Tempos de Crises” com Carlos Tukano (principal mentor indígena no planejamento da Aldeia Maracanã), Daiara Tukano (artista e ativista indígena) e mediação de Bianca França (Doutora em História, Política e Bens Culturais pela FGV).

14h30 – Oficina Sonora com Dauá Puri, contador de histórias, músico, escritor, compositor e arte educador.

17h – Cine Quintal com a exibição dos filmes: “Javyju”, direção de Carlos  Eduardo Magalhães e “Para Berta, Com Amor” com roda de conversa com a diretora Bianca França.

20/10 (Domingo)
11h – Painel com transmissão ao vivo on-line “Cultura Indígena Contemporânea” com Eliane Potiguara (escritora, ativista e fundadora da Rede Grumin de Mulheres Indígenas), Larissa Alvarez  (coordenadora do Latam Hub Patentes da Daniel Advogados e autora do artigo “Do manto tupinambá no Brasil e da proteção dos conhecimentos tradicionais”), Professora Juciene Tarairiú (Professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande e do Programa de Pós-graduação em História da UFCG), e mediação de Cristiane Portela (professora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais – MESPT UnB)

15h – Oficina de Confecção de Petynguas com Miguel Verá Mirim, cacique da Aldeia Mata Verde Bonita, multiartista e cineasta

17h – Oficina de Etnomídia Indígena: Comunicação e Resistência com Anápuàka Muniz Tupinambá Hã hã hãe da Rádio Yandê, 1ª mídia indígena do Brasil e empresa social de etnomídia indígena.

Programas

Notícias

Inova Agroecologia finaliza curso gratuito Agricultor Inovador para produtores rurais

Impulsionar a inovação e desenvolver conhecimentos agroecológicos entre produtores rurais de Maricá foi o intuito do curso de formação gratuita Agricultor Inovador em agroecologia...

Visita guiada apresenta cultivos da Farmácia Viva à população

Plantas de espécies medicinais e aromáticas cultivadas na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, no Caju, foram estrelas da visita guiada realizada na manhã deste...

Arena da Barra celebra campeões do Challenger de vôlei de praia

Campeonatos nacionais e internacionais seguem até dia 8 O domingo foi de sol e final do Challenger da 2ª Etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei...