Maricá celebra o 102º aniversário de Darcy Ribeiro com assinatura de parcerias e programação especial em museu que foi a casa do antropólogo

Espaço cultural em Cordeirinho, oficializou cooperação técnica com Fundação Roberto Marinho e com a Fundação Darcy Ribeiro neste sábado (27)

O Museu Casa Darcy Ribeiro, em Maricá, assinou neste sábado (27/10) um termo de cooperação técnica com a Fundação Roberto Marinho e com a Fundação Darcy Ribeiro. A parceria foi oficializada durante a programação de celebração dos 102 anos de ideias do antropólogo, que escolheu Maricá para viver e finalizar grandes obras como “O povo brasileiro”.

O presidente da Fundação Darcy Ribeiro, José Ronaldo Alves da Cunha, assinou o termo e demonstrou entusiasmo e satisfação pela parceria. “Aqui nesse espaço eu estou muito feliz, alegre e com muita disposição para realizar coisas. Então o mais importante é o que temos que fazer pela frente e pelo futuro. Estamos à disposição para realizar o que der e vier”, ressaltou José Ronaldo.

O secretário geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, destacou que a fundação está feliz com a oportunidade de se aproximar do Museu Casa Darcy Ribeiro e colaborar no processo da educação e cultura como instrumentos de transformação das vidas e da sociedade.

“Nosso trabalho tem muito a ver com a identidade, cultura brasileira e educação. Acho que, assim como  era para Darcy, a educação está contida na cultura, então não é algo separado. A cultura não é para enfeitar a educação, mas a educação em si é parte dos grandes processos da cultura. Esse é o início de uma coisa longa que temos pela frente, vamos nos encontrar aqui outras vezes para celebrar as realizações”, disse João Alegria.

Comemorar Darcy e as conquistas

Foto: Leonardo Fonseca

A parceria com as duas fundações é um passo importante para o crescimento e avanço do espaço cultural criado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), segundo a diretora de Planejamento da Codemar, Margareth Raquel.

“Acho que essa  iniciativa é um golaço que a gente está marcando aqui, com ambas as parcerias firmadas. Muita coisa está por vir, e nesse sentido de ampliar o acesso ao conhecimento, à arte, à cultura e à educação, que é uma baita missão que a gente tem. A Codemar acerta quando investe em cultura e em educação, como forma de desenvolvimento também para a cidade”, destacou a diretora Margareth.

Para o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Sady Bianchin, é importante comemorar Darcy Ribeiro em Maricá na Casa Museu Darcy Ribeiro.

Foto: Leonardo Fonseca

“São 102 anos de ideias de Darcy, de pensar no Brasil. E isso coloca o nosso governo na pauta futura para que a gente possa construir uma cidade com pensamentos de Darcy Ribeiro. A partir do Museu Casa, fomentamos essa reflexão, não somente na obra do Gringo Cadia, sobre o acervo e sobre o antropólogo, mas também transformar o local num museu vivo de discussões permanentes”, destacou.

Casa em festa

No dia de celebração, pela manhã, aconteceu a palestra “Viva Darcy” com a professora Rita Rosa e com Aníbal Teixeira Júnior, que foi diretor do primeiro Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) inaugurado. O museu também recebeu visitantes para assistirem à apresentação da peça “Paulo Freire, o andarilho da utopia” e a apresentação musical com Toni Platão e Banda Versorium no jardim da casa.

A escritora e animadora cultural do Estado Lili Dias foi uma das visitantes do dia que aproveitaram para celebrar as memórias de Darcy e as programações da casa. Ela que tem um livro publicado e disponível na biblioteca do museu “Bakari – flores, amores e cores”, assistiu e interagiu durante a apresentação da peça “Paulo Freire, o andarilho da utopia”.

“Eu trago memórias afetivas de Darcy Ribeiro porque eu sou ‘de CIEP’, a minha formação foi a partir dos programas dele com uma educação de qualidade e de tempo integral. Eu sou animadora cultural, um cargo também criado por ele. Também sou ‘do teatro’, então quando eu vi a programação de aniversário, larguei tudo pra vir assistir pelo menos à peça sobre Paulo Freire. Esse museu é um grande marco para a educação, onde visito sozinha e também com meus alunos do curso de formação de professores, que depois de conhecerem a casa se encantaram por Darcy”, comentou.

Foto: Leonardo Fonseca

Comemoração começou na quinta

Um debate sobre o legado de Darcy Ribeiro para a cultura e sociedade brasileira aconteceu na quinta-feira (24/10), com Sady Bianchin, diretor de Economia Criativa da Codemar, e Ivan Cavalcanti Proença. À mesa, a abordagem do pensamento de Darcy passando pelos aspectos cultural, político e educacional.

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...