A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), assinou termos de Cooperação Técnica para a implantação do Vermelhinho das Águas, um sistema de transporte aquaviário que promete revolucionar a mobilidade no município. O projeto, anunciado em agosto de 2025, tem como objetivo criar um modal de transporte gratuito para passageiros e cargas, integrando as lagoas de Maricá.
Com a implementação do projeto, os pescadores locais terão a oportunidade de atuar em conjunto com a Prefeitura no desenvolvimento da iniciativa. Além disso, o transporte aquaviário também contribuirá para melhorar a acessibilidade aos principais pontos turísticos da cidade, como a Praia de Ponta Negra e o Parque Ecológico Chico Mendes.
“O cidadão poderá circular gratuitamente pelas lagoas de Maricá. Vamos melhorar também o fluxo de cargas. Tudo está sendo planejado, incluindo a possibilidade de um ferryboat no futuro, que ligará Ponta Negra ao aeroporto Santos Dumont. É uma revolução”, afirmou o prefeito Washington Quaquá.
“Vamos melhorar a fluidez da cidade aproveitando a disposição das nossas lagoas. Tornar Maricá mais acessível para quem mora e para quem visita, oferecendo outras alternativas de deslocamento. Integrar os modais aquaviários ao transporte público é um grande passo”, destacou Celso Pansera, presidente da Codemar.
O projeto deve entrar em fase de execução em breve. A expectativa é que o Vermelhinho das Águas gere impactos positivos no turismo, na economia local e na mobilidade urbana do município.








