O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Celso Pansera, por meio da Diretoria de Mercado e Parcerias, instalou um Núcleo Estratégico de Governança Energética, coordenado pelo engenheiro Davi Gabriel Cohen. A iniciativa tem como objetivo apontar soluções para o problema da falta de energia, que vem se agravando em Maricá.
Duas usinas solares entrarão em funcionamento: uma no Aeroporto de Maricá e outra no Parque Tecnológico. Cada unidade contará com 7.920 painéis solares, distribuídos em uma área de 40.000 m² (equivalente a cinco campos de futebol). Juntas, as usinas devem gerar aproximadamente 5,35 GWh por mês.
O projeto Usinas Fotovoltaicas faz parte do esforço de Maricá para se tornar uma cidade mais sustentável e reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis.
De acordo com Davi Cohen, coordenador do Núcleo Estratégico de Governança Energética, nos últimos cinco anos Maricá apresentou um crescimento populacional significativo, enquanto o consumo de energia aumentou mais de 150%. “Diante desse cenário, estamos viabilizando a implantação de usinas fotovoltaicas de grande capacidade com o objetivo de, no curto prazo, tornar Maricá uma cidade energeticamente resiliente, garantindo o fornecimento aos principais serviços públicos e, no médio prazo, alcançar a independência energética de forma sustentável”, destacou.
“Vamos pressionar a Enel para que cumpra sua responsabilidade e ofereça energia com qualidade e em quantidade adequada”, concluiu o presidente Celso Pansera.
A Codemar é a responsável pelo projeto e prevê que o investimento comece a gerar retorno a partir do oitavo ano de funcionamento das usinas, cuja vida útil ultrapassa 25 anos. Trata-se de um passo importante rumo a um futuro mais limpo e sustentável para Maricá.
Seguimos trabalhando para que a energia seja uma realidade cada vez mais estável e confiável no município.


