Medida faz parte de ações de sustentabilidade do local
O Aeroporto de Maricá faz reuso das águas da chuva, como parte das ações de sustentabilidade que o empreendimento vem implementando nos últimos anos. O líquido é captado por calhas, localizadas em cima dos hangares, que levam a água até dois reservatórios com capacidade de 20 mil litros.

“A busca pelo desenvolvimento sustentável no Aeroporto de Maricá e a racionalização dos recursos hídricos fez com que a Codemar adotasse medidas para reduzir o consumo de água potável no aeroporto. Com a implantação de fontes alternativas de água, além de outras ações, os objetivos pretendidos estão sendo alcançados”, afirma a diretora de Operações da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Marta Magge.
As funções em que são utilizadas água não potável, dentro dos hangares, é feita com o reuso. Desde a água de mangueiras, bicas e descarga de sanitários, até a lavagem do próprio hangar ou das aeronaves.
Consumo inteligente de água
Outra ação para o consumo inteligente da água é a utilização de bicas e vasos com torneiras e descargas inteligentes, visando a redução do consumo de água.