Atividade proporcionou momento de pesquisa e conhecimento sobre práticas para o desenvolvimento socioeconômico local através de políticas públicas
O Galpão Tecnológico Origem, localizado em Inoã, recebeu na última semana a visita de alunos do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) de Niterói, que estudam economia solidária, desenvolvimento social e negócios sociais. O objetivo dos estudantes foi conhecer os projetos desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e como eles impactam a economia local e a vida da população.
O superintendente da Diretoria de Novos Negócios da Codemar e responsável pelo Galpão Tecnológico Origens, Douglas Barboza, destacou a importância da visita para a construção de um ecossistema de inovação ainda maior em Maricá.
“É importante receber os formandos não somente de economia solidária, mas de outras áreas, porque a gente serve de referência, cria inspiração e conecta um ecossistema de inovação ainda maior do que no município de Maricá. Essas conexões são benéficas, trazendo conhecimentos de fora para Maricá e, principalmente, levando as iniciativas da cidade para fora, servindo de referência”, afirmou Barboza.

A professora de Economia Solidária, Etiane Araldi, ressaltou que a visita foi fundamental para consolidar o aprendizado dos estudantes sobre economia solidária e tecnologia social. “Os estudantes puderam entrar em contato com os espaços e atividades do Galpão, conhecer os projetos em andamento e essa perspectiva de desenvolvimento socioeconômico local através de políticas públicas”, declarou Araldi.
Projetos inovadores em pauta
Durante a visita, os alunos conheceram projetos como o MumbuCar, o Compre.Rio, o ElaProtegida e os produtos digitais desenvolvidos pela Codemar. Além disso, foram apresentados aos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) como o Lagoa Viva, Ciamar e a Farmacopeia.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer as atividades do Galpão Tecnológico como os espaços de startups e o legado do Maricá Games com a Arena Gamer, o espaço de Podcast e o Maricá Games Jam, que será realizado no próximo mês. Eles puderam jogar o Mumbuquinha e gravar podcasts no espaço Pod+, que é aberto para reservas à população.