Aplaudida e elogiada, União de Maricá conquista o 4º lugar e se mantém na série ouro

Em seu primeiro desfile na Marquês de Sapucaí, a Escola de Samba União de Maricá alcançou o 4º lugar entre as 16 concorrentes e permanece na série ouro do Carnaval Carioca. A apuração foi realizada na noite desta quarta-feira (14), na Cidade do Samba, Santo Cristo, Rio de Janeiro. A Unidos de Padre Miguel foi a grande campeã, seguida por Império Serrano e Estácio de Sá.

A grande homenagem aos compositores que mudam vidas a partir de seus versos e melodias do enredo “O Esperançar do Poeta” exaltou a vida e obra de Guaracy Sant’anna, o Guará, autor de sambas marcantes, como “Sorriso Aberto”, “Problema Social” e “Singelo Menestrel”. A escola foi a sexta a se apresentar no primeiro dia dos desfiles na sexta-feira(9).

Foto: Evelen Gouvêa

“Belo trabalho da União de Maricá. Muita garra, beleza e profissionalismo. O 4° lugar é uma grande vitória”, afirmou o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda.

Ele também elogiou a dedicação de todos os que participaram e organizaram o desfile. “Viva a União de Maricá!”

Vitória

O diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Sady Bianchin, também reforçou que a participação da escola na Série Ouro já é uma vitória para a cidade.

“O carnaval é a maior reinvenção democrática da ancestralidade do povo brasileiro, solidária , inovadora e empreendedora no âmbito do desenvolvimento da economia criativa e circular” disse.

Para ele, a participação da União de Maricá na série Ouro revitaliza a indústria da tradição que aquece o mercado cultural. “Além disso, coloca Maricá no mapa afetivo da cultura popular brasileira, único lugar onde não somos colônia”, acrescenta Sady.

Viradouro se consagra campeã do Grupo Especial

A região está bem representada no carnaval carioca. A cidade vizinha, Niterói, viu a Viradouro se consagrar campeã pela terceira vez. Com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, a agremiação falou de uma grande cobra mítica que serpenteia entre crenças africanas e uma poderosa irmandade de guerreiras.

O diretor de Licitações da Codemar, Luiz Jordão, também é membro da diretoria da Vermelho e Branco de Niterói e celebrou. “Eu estou muito feliz com esse título da Viradouro. Ele premia a garra, a determinação, o profissionalismo na gestão à frente da escola”, afirmou.

Luiz Jordão na companhia do Presidente da Viradouro, Marcelinho Calil com a troféu de campeã do Carnaval 2024. Foto: Divulgação

“Eu, como parte da diretoria da Viradouro, fico com uma sensação de dever cumprido, de entrega”, ressaltou.

Segundo Jordão, investir no carnaval e na cultura gera retornos para a sociedade. “Fico muito feliz em ver que Maricá está no mesmo caminho de investir no carnaval. Fomentar a cadeia produtiva do carnaval, fomentar o turismo e a cultura é muito importante. Ter a União de Maricá cada vez mais forte vai se refletir num grande retorno. É muito importante esse investimento e esse apoio da Prefeitura de Maricá”, finaliza.

Programas

Notícias

Maior evento de games do Rio de Janeiro é aberto com dezenas de atrações...

Maricá Games tem jogos, oficinas, competições, cosplay e mesas redondas com importantes nomes do mercado O maior evento de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro...

Aviso de pauta: Maricá abre a maior feira de games do Rio de Janeiro...

A terceira edição do Maricá Games será aberta nesta sexta-feira (19), às 10h, na arena montada na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Serão dez...

De simulador de Fórmula 1 a concurso de cosplay: veja as atrações do Maricá...

Evento começa nesta sexta-feira (19). Programação já está no site oficialFalta pouco para iniciar, em Maricá, uma jornada com diversas atrações de jogos e...