Após treinos em Maricá, Brasil vence Sul-Centro e conquista vaga no Mundial

A seleção brasileira de handebol de praia conquistou o título com os times masculino e feminino do Sul-Centro Americano, no Paraguai, neste sábado. A vitória nos dois naipes foi em cima da Argentina. Além de levantar o troféu, a equipe verde e amarela também conquistou a vaga para o Mundial, na China, em junho. Toda preparação foi feita em Maricá, com o apoio da Companhia de Desenvolvimento da cidade (Codemar) e Secretaria de Esporte e Lazer do município.

“É um orgulho manter a tradição de estar no Campeonato Mundial. É o nosso objetivo maior, além do Global Tour. Encaramos um adversário difícil na final. A Argentina tem crescido muito no handebol de praia. Agora, sabemos da logística difícil que é levar a seleção brasileira para esta competição na China, mas vamos correr atrás e, se Deus quiser, ser campeão lá também”, afirmou Gulliver Esteves, diretor de handebol de praia da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

No masculino, o Brasil venceu a Argentina por 2 a 0, com parciais de 15/14 e 16/8. Cristiano Seben, eleito o melhor goleiro da competição, comemorou o resultado.

“A gente sabia que era uma partida importante e deu tudo certo o planejamos. Estou muito feliz. Muito contente com o trabalho que vem sendo feito. Vamos comemorar e agradecer a todos que nos enviaram uma energia positiva”, comentou Cristiano Seben.

Já as brasileiras também ganharam de 2 a 0 da Argentina, mas por 21/12 e 24/20. A goleira Ingrid Frazão destacou a garra das meninas e também a conquista da vaga para o World Games, que é um torneio para os esportes não olímpicos, em 2025.

“Vencemos uma partida disputadíssima. Um clássico muito duro. Além da vaga para o Mundial, a gente do feminino e também o masculino conquistamos a vaga para o World Games no ano que vem na China também. É um trabalho que não se encerra. É um trabalho das meninas treinando no Brasil para viver esse momento”, afirmou Ingrid Frazão.

O próximo compromisso do Brasil será no Global Tour, entre os dias 8 e 12 de maio, em Maricá. A competição, promovida pela Federação Internacional de Handebol (IHF), é considerada a primeira etapa do Circuito Mundial de handebol de praia.

Maricá tem se consolidado como referência internacional no handebol de praia, tendo sediado nos últimos anos eventos como o Global Tour, uma etapa do Circuito Mundial, Sul-Centro de Seleções, desafios internacionais, o Circuito Brasileiro e a Copa Brasil, tanto na categoria adulto quanto juvenil.

Programas

Notícias

Agricultores de Maricá recebem capacitação em tecnologias agroecológicas

Curso gratuito dividido em cinco encontros busca difundir práticas modernas que ajudem a produzir alimentos mais saudáveis e de maior valor agregado na cidade Produtores...

Diretor-presidente da Azul Conecta pilota voo do Voa Maricá

Executivo, que também é comandante, foi o responsável pela viagem de São Paulo ao município Os passageiros do Voa Maricá que fizeram o trajeto de...

Codemar e Fundação Mundukide se reúnem e estudam parcerias

A entidade espanhola é focada em organizações cooperativas e atua em vários países, incluindo o Brasil A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu nesta...