Arena entra em fase final de montagem a 15 dias do Global Tour em Maricá 

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, vai sediar a etapa de abertura da temporada do Circuito Mundial de Handebol de Praia, o Global Tour, entre os dias 8 e 12 de maio. Seleções de oito países vão estrear a nova arena, que está sendo montada na Avenida João Saldanha, entre as ruas 2 e 3, na Barra de Maricá. Restam agora 15 dias para o evento, que é organizado pela Federação Internacional de Handebol (IHF), em parceria com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Companhia de Desenvolvimento município (Codemar) e a Secretaria de Esporte e Lazer da cidade. 

“Receber o Global Tour mostra o compromisso de Maricá e da Codemar em incentivar o esporte como uma ferramenta não apenas de lazer, mas também de inclusão social e desenvolvimento econômico”, afirmou Hamilton Lacerda, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá. 

A montagem da estrutura está sendo feita em duas etapas: a primeira já está com 70% de conclusão e será composta por uma quadra principal de areia, medindo 42×32, e uma arquibancada com capacidade para 1.500 pessoas, além de 27 salas, quatro vestiários, sete banheiros e chuveiros. A segunda fase, com entrega estimada para o próximo semestre, incluirá mais uma quadra, 13 salas, museu com a história do handebol de praia, academia, áreas médica e fisioterapia, praça de alimentação, camarim e um palco.

Ex-atleta da seleção brasileira com oito títulos mundiais, o diretor de handebol de praia da CBHb, Gulliver Esteves, conta que sempre sonhou com um lugar para chamar de casa. Segundo ele, os jogadores se sentem felizes por ter agora uma grande estrutura para o desenvolvimento da modalidade.

“Para a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) é uma felicidade muito grande ter um lugar para desenvolver o handebol de praia, graças aos parceiros diretos: Codemar, Secretaria de Esporte e Lazer e a Prefeitura de Maricá. Tenho certeza que o futuro está garantido. Vamos conseguir lapidar vários diamantes do Rio de Janeiro e também do Brasil. Maricá sai na frente do mundo focado nos Jogos Olímpicos da Juventude, no Senegal, em 2026”, comentou Gulliver Esteves.

Maricá já se consolidou como a capital internacional do handebol de praia e este será o segundo ano seguido que a cidade vai receber uma etapa do Circuito Mundial, em um ambiente totalmente completo, moderno e ecologicamente sustentável. Desde 2019, a cidade sediou, além do Global Tour, Sul-Centro de Seleções, desafios internacionais, o Circuito Brasileiro e a Copa Brasil, tanto na categoria adulto quanto juvenil.

Programas

Notícias

Maricá recebe festival de férias de handebol de praia e modalidade surpreende alunos

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebe até a próxima sexta-feira (26) um festival de handebol de praia promovido...

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...