Projetos da Codemar são apresentados mostrando a multidisciplinaridade e os caminhos que os jovens e adultos podem seguir no mercado de trabalho
A agricultura não se resume à carreira de agrônomo, tendo vaga até para sociólogos. As funções voltadas para o mercado gamer também não são apenas para programadores: psicólogos e preparadores físicos têm vez. As profissões “não tão óbvias” chamaram a atenção nos painéis apresentados pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) nesta sexta-feira (7/06), segundo dia da Feira das Profissões de Maricá.
O evento, que segue até o sábado (8/06), acontece no Centro de Maricá, no espaço entre o Fórum e o aeroporto municipal. A iniciativa é da Secretaria municipal de Trabalho em parceria com a Codemar e tem como foco apresentar carreiras tradicionais e inovadoras para jovens e adultos maricaenses. Também há a oferta de vagas de trabalho no local.
“O Maricá Games tem uma profusão de profissões envolvidas. Não é só a programação ou o atleta de esports. Tem profissões que não são tão óbvias nesta área como psicólogos e preparadores físicos para esses atletas, por exemplo, que são atletas como qualquer outro”, explicou Douglas Barboza, colaborador da Diretoria de Indústria, Energia, Tecnologia e Inovação da Codemar.
No trabalho no campo também não tem somente agricultores. Fernanda Garcia, superintendente da Codemar que atua no projeto Inova Agroecologia Maricá, realizado em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) elencou a variedade de profissionais envolvidos:
“Um projeto como esse, de revitalizar a agricultura de Maricá, tem uma equipe multidisciplinar que tem, claro, engenheiros agrônomos, mas também antropólogos, turismólogos, sociólogos e até economista doméstica”, frisou.
Fernanda chamou a atenção também para as oportunidades de atualização e carreiras no campo que surgem através dos cursos oferecidos pelo Inova Agroecologia, que vão desde produção no campo a elaboração de arranjos florais.
Transportes e meio ambiente
Um vasto campo de trabalho que se abre cada vez mais nos dias de hoje é o relacionado à sustentabilidade. A Diretoria de Gestão e Participação levou as iniciativas Mumbuca Verde e Vaga Verde para a arena. Já o projeto Lagoa Viva apresentou as iniciativas de produção de alimentos, com o cultivo de camarões do Ciamar, e da revitalização das lagoas da cidade.
“A bioeconomia é formada por profissionais clássicos, como de contabilidade e direito, mas com uma especialização no assunto, o que faz dela inovadora. Uma pessoa de contabilidade pode calcular o custo dos gases que estão sendo emitidos por veículos, por exemplo. Tem uma série de atividades relacionadas com a preservação”, disse Davi Cohen, superintendente do Mumbuca Verde.
O Vaga Verde, que permite mitigar o impacto ambiental ao estacionar um carro é uma parceria com o Maricá Rotativo, da Diretoria de Operações da Codemar. Os superintendentes Diogo Diniz e Eduardo Imbrosio falaram sobre mobilidade urbana e as carreiras inerentes ao setor.
Aviação
Ainda na área da mobilidade, mas a aérea, a Diretoria de Operações falou sobre a segurança operacional e o impacto dela no mercado de trabalho. O palestrante Bruno Marinho ressaltou que são muitos profissionais com diversos conhecimentos para garantir a segurança dos voos:
“Temos biólogos e veterinário fazendo o manejo de fauna, por exemplo. Mas temos também profissionais que têm o ensino médio, como os agentes de proteção da aviação civil, que são capacitados com curso específico. Isso além dos seguranças patrimoniais”, citou.
Com o aumento de voos, o Aeroporto de Maricá vai abrir vagas para agentes e seguranças em breve. Desde 2017, o número de funcionários do aeroporto foi de 12 para os atuais 106.
Confira os painéis de sábado da Codemar
14h Abertura das atividades
15h Hotel Maricá (Diretoria de Gestão – Ana Carolina Barbosa)
16h Voa Maricá (Diretoria de Operações – Luiz Eduardo e Lucas)
17h Plataforma Ela Protegida (Diretoria de Inovação – Rafael Wanderley)
Confira a programação dos auditórios no site https://feiradasprofissoesmarica.com.br/