Atividades ‘pouco óbvias’ para alguns setores chamam a atenção na Feira das Profissões de Maricá

Projetos da Codemar são apresentados mostrando a multidisciplinaridade e os caminhos que os jovens e adultos podem seguir no mercado de trabalho

A agricultura não se resume à carreira de agrônomo, tendo vaga até para sociólogos. As funções voltadas para o mercado gamer também não são apenas para programadores: psicólogos e preparadores físicos têm vez. As profissões “não tão óbvias” chamaram a atenção nos painéis apresentados pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) nesta sexta-feira (7/06), segundo dia da Feira das Profissões de Maricá.

Douglas Barboza falou do Maricá Games e o trabalho conjunto de diversos profissionais na cadeia da indústria gamer. Foto: Paulo Ávila

O evento, que segue até o sábado (8/06), acontece no Centro de Maricá, no espaço entre o Fórum e o aeroporto municipal. A iniciativa é da Secretaria municipal de Trabalho em parceria com a Codemar e tem como foco apresentar carreiras tradicionais e inovadoras para jovens e adultos maricaenses. Também há a oferta de vagas de trabalho no local.

“O Maricá Games tem uma profusão de profissões envolvidas. Não é só a programação ou o atleta de esports. Tem profissões que não são tão óbvias nesta área como psicólogos e preparadores físicos para esses atletas, por exemplo, que são atletas como qualquer outro”, explicou Douglas Barboza, colaborador da Diretoria de Indústria, Energia, Tecnologia e Inovação da Codemar.

Fernanda Garcia falou sobre as profissões e ações que compõem o Inova Agroecologia Maricá. Foto: Paulo Ávila

No trabalho no campo também não tem somente agricultores. Fernanda Garcia, superintendente da Codemar que atua no projeto Inova Agroecologia Maricá, realizado em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) elencou a variedade de profissionais envolvidos:

“Um projeto como esse, de revitalizar a agricultura de Maricá, tem uma equipe multidisciplinar que tem, claro, engenheiros agrônomos, mas também antropólogos, turismólogos, sociólogos e até economista doméstica”, frisou.

Fernanda chamou a atenção também para as oportunidades de atualização e carreiras no campo que surgem através dos cursos oferecidos pelo Inova Agroecologia, que vão desde produção no campo a elaboração de arranjos florais.

Transportes e meio ambiente

Um vasto campo de trabalho que se abre cada vez mais nos dias de hoje é o relacionado à sustentabilidade. A Diretoria de Gestão e Participação levou as iniciativas Mumbuca Verde e Vaga Verde para a arena. Já o projeto Lagoa Viva apresentou as iniciativas de produção de alimentos, com o cultivo de camarões do Ciamar, e da revitalização das lagoas da cidade.

Davi Cohen apresentou o Mumbuca Verde e o Vaga Verde. Foto: Paulo Ávila

“A bioeconomia é formada por profissionais clássicos, como de contabilidade e direito, mas com uma especialização no assunto, o que faz dela inovadora. Uma pessoa de contabilidade pode calcular o custo dos gases que estão sendo emitidos por veículos, por exemplo. Tem uma série de atividades relacionadas com a preservação”, disse Davi Cohen, superintendente do Mumbuca Verde.

Eduardo Imbrosio e Diogo Diniz falaram do Maricá Rotativo e mobilidade urbana. Foto: Paulo Ávila

O Vaga Verde, que permite mitigar o impacto ambiental ao estacionar um carro é uma parceria com o Maricá Rotativo, da Diretoria de Operações da Codemar. Os superintendentes Diogo Diniz e Eduardo Imbrosio falaram sobre mobilidade urbana e as carreiras inerentes ao setor.

Aviação

Ainda na área da mobilidade, mas a aérea, a Diretoria de Operações falou sobre a segurança operacional e o impacto dela no mercado de trabalho. O palestrante Bruno Marinho ressaltou que são muitos profissionais com diversos conhecimentos para garantir a segurança dos voos:

Palestra sobre o trabalho da equipe de segurança operacional do Aeroporto de Maricá, com Fred Mattos e Bruno Marinho. Foto: Paulo Ávila

“Temos biólogos e veterinário fazendo o manejo de fauna, por exemplo. Mas temos também profissionais que têm o ensino médio, como os agentes de proteção da aviação civil, que são capacitados com curso específico. Isso além dos seguranças patrimoniais”, citou.

Quarta edição da Feira das Profissões acontece no Centro de Maricá

Com o aumento de voos, o Aeroporto de Maricá vai abrir vagas para agentes e seguranças em breve. Desde 2017, o número de funcionários do aeroporto foi de 12 para os atuais 106.

Confira os painéis de sábado da Codemar

14h Abertura das atividades
15h Hotel Maricá (Diretoria de Gestão – Ana Carolina Barbosa)
16h Voa Maricá (Diretoria de Operações – Luiz Eduardo e Lucas)
17h Plataforma Ela Protegida (Diretoria de Inovação – Rafael Wanderley)

Confira a programação dos auditórios no site https://feiradasprofissoesmarica.com.br/

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...