O que é?
O projeto visa implementar a Casa Museu Darcy Ribeiro, o anexo cultural, praça das utopias para promoção cultural, turística e econômica expressando a importância de Darcy aos estudos do povo brasileiro. As intervenções na construção idealizada por Oscar Niemeyer recebem o projeto do renomado arquiteto Gringo Cardia.
No terreno ao lado da casa, na Rua 119, será construído um anexo que vai abrigar um auditório, uma biblioteca e um café, recebendo o nome da esposa de Darcy, Berta Gleizer.
O interior da casa erguida há cerca de 30 anos vai receber painéis digitais onde serão mostradas a vida e a obra do antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político, que finalizou ali seu mais famoso livro, “O Povo Brasileiro”, além de viver parte de seus últimos dias. Na programação das obras está prevista também a implantação de acessibilidade na construção e um deck interligando-a com a futura Praça da Utopia e com outra casa-museu na rua ao lado, a da sambista Beth Carvalho, cujo projeto está sendo elaborado.