Evento aconteceu nesta quinta-feira (14), no Parque Eldorado
Maricá acaba de inaugurar o centro público mais avançado de economia solidária no Brasil. A abertura do Centro de Referência e Inovação em Economia Solidária de Maricá (Criesol) aconteceu nesta quinta-feira (14), no Parque Eldorado.
O evento de inauguração teve a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, do diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Eugênio Soares e da presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello. A criação do Criesol é uma realização da Codemar.
Segundo o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, o Criesol é um grande equipamento que está disponível para todo o movimento que existe na cidade em torno da economia solidária.
Pioneirismo
Além de ser o mais avançado centro público de economia solidária no Brasil, o local foi planejado para ser multifuncional e vai integrar diversas secretarias municipais e o Banco Mumbuca. Essa iniciativa também é pioneira no país e ajuda os trabalhadores da economia solidária a concentrarem, em um só lugar, as suas demandas.
O diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Eugênio Soares afirmou que o objetivo é intensificar o trabalho de tornar Maricá uma grande referência no Brasil, assim como é a Corporação Mondragon, da região espanhola conhecida como País Basco.
“É um espaço muito importante para o desenvolvimento econômico e social da cidade. É fundamental a participação de todos, nós queremos trabalhar com foco da economia das pessoas e das famílias conforme orientação do nosso futuro prefeito Quaquá”, explicou Eugênio.
Estimulando o empreendedorismo
O Criesol busca estimular o desenvolvimento do empreendedorismo e da economia solidária na cidade, promovendo formação, produção, comercialização e consumo de bens e serviços.
A presidente da Cooperativa Soluções, de Catadores de Material Reciclável, Norma Ferreira de Lima, contou que o Criesol vai contribuir para seu trabalho, já que é um espaço que pode ser utilizado para reuniões e outras atividades. A cooperativa existe desde 2015 e funciona no Flamengo, em Maricá.
“Vamos ter um local de recebimento desses materiais recicláveis. Daqui, eles vão doar para a nossa cooperativa, o que vai ser de grande ajuda para nós”, disse Norma, que também faz parte do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis no Rio de Janeiro.