Centro de Referência e Inovação em Economia Solidária é inaugurado em Maricá

Evento aconteceu nesta quinta-feira (14), no Parque Eldorado

Maricá acaba de inaugurar o centro público mais avançado de economia solidária no Brasil. A abertura do Centro de Referência e Inovação em Economia Solidária de Maricá (Criesol) aconteceu nesta quinta-feira (14), no Parque Eldorado.

Eugênio Soares, diretor de Economia Solidária, e Hamilton Lacerda, presidente da Codemar. Foto: Leonardo Fonseca

O evento de inauguração teve a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, do diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Eugênio Soares e da presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello. A criação do Criesol é uma realização da Codemar.

Equipe da economia solidária em frente ao novo equipamento. Foto: Leonardo Fonseca

Segundo o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, o Criesol é um grande equipamento que está disponível para todo o movimento que existe na cidade em torno da economia solidária.

“Maricá já é marcada como uma das cidades que mais investem na economia solidária. E o Criesol vem para dar um passo à frente, para unir a economia solidária com a inovação e, ao mesmo tempo, oferecer aos trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária cursos e ensinamentos para melhorar mais ainda a execução dos seus trabalhos e de seus serviços”, afirmou Hamilton.

Pioneirismo

Além de ser o mais avançado centro público de economia solidária no Brasil, o local foi planejado para ser multifuncional e vai integrar diversas secretarias municipais e o Banco Mumbuca. Essa iniciativa também é pioneira no país e ajuda os trabalhadores da economia solidária a concentrarem, em um só lugar, as suas demandas.

Eugênio Soares e Manuela Mello. Foto: Leonardo Fonseca

O diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Eugênio Soares afirmou que o objetivo é intensificar o trabalho de tornar Maricá uma grande referência no Brasil, assim como é a Corporação Mondragon, da região espanhola conhecida como País Basco.

“É um espaço muito importante para o desenvolvimento econômico e social da cidade. É fundamental a participação de todos, nós queremos trabalhar com foco da economia das pessoas e das famílias conforme orientação do nosso futuro prefeito Quaquá”, explicou Eugênio.

Estimulando o empreendedorismo

O Criesol busca estimular o desenvolvimento do empreendedorismo e da economia solidária na cidade, promovendo formação, produção, comercialização e consumo de bens e serviços.

A presidente da Cooperativa Soluções, de Catadores de Material Reciclável, Norma Ferreira de Lima, contou que o Criesol vai contribuir para seu trabalho, já que é um espaço que pode ser utilizado para reuniões e outras atividades. A cooperativa existe desde 2015 e funciona no Flamengo, em Maricá.

“Vamos ter um local de recebimento desses materiais recicláveis. Daqui, eles vão doar para a nossa cooperativa, o que vai ser de grande ajuda para nós”, disse Norma, que também faz parte do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis no Rio de Janeiro.

Programas

Notícias

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...

Intelectuais se reúnem no Museu Casa Darcy Ribeiro para falar de utopias e a...

O futuro da cidade e do Brasil foi discutido com base no legado do antropólogo na casa onde ele morou e escreveu sua mais...