Chefs se reúnem em fazenda de Maricá em busca de novos pratos orgânicos

Rota gastronômica conheceu  projeto Inova Agroecologia, no Espraiado

Chefs de cozinha de Maricá estiveram nesta semana no horto da agrobiodiversidade da Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, conhecendo as ações e práticas desenvolvidas pelo Inova Agroecologia Maricá. Eles conheceram os produtos de alto valor de mercado para desenvolver pratos com os alimentos orgânicos produzidos pelos agricultores da cidade.

Variedades de cana-de-açúcar, pitaya, aipim, batata doce, pimenta, soja, morango, flores ornamentais, guandu, banana da terra e sálvia estavam entre os produtos que os chefs tiveram a oportunidade de conhecer durante o passeio pelo pomar.

Imagem: Paulo Ávila

No local – uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -, são produzidas diversas variedades de frutas e legumes orgânicos, com o objetivo de disseminar sementes e informações para que agricultores maricaenses produzam os alimentos de grande aceitação no mercado.

Estiveram presentes empresários ligados à Rota Gastronômica de Maricá, como o Restaurante Aleixo, Cheffs Rodrigues, Massas Baldissara e Restaurante do Alexandre.

Imagem: Paulo Ávila

“Tudo o que eles estão plantando pode ser aproveitado em restaurantes, pousadas e também ser produzido por nós. O Restaurante do Alexandre acabou de me encomendar um talharim de pitaya. Já estou levando algumas amostras para fazer a receita. Em breve também iremos produzir pitaya em nossa chácara para dar prosseguimento a uma produção maior no futuro”, disse Cristina Baldissara, do Massas Baldissara.

Agricultores locais

“Nossa busca é desenvolver, pesquisar e inovar na agricultura do município, a partir da produção de uma diversidade desses alimentos com os agricultores locais”, explicou o coordenador do Inova Agroecologia, João Araújo.

Coordenador do Inova Agroecologia, João Araújo, mostra o aipim Manoel Ribeiro. Imagem: Paulo Ávila.

Segundo ele, é papel do projeto fazer a ponte entre quem planta e quem demanda matéria prima.

“Já realizamos um trabalho com diversos agricultores locais que realizam cursos do Inova, fornecemos o material propagativo, que são as mudas, e damos assistência técnica. Eles produzem e a gente agora faz a ponte com quem pode comercializar. Nesta fase, começaremos pelos restaurantes”, completa.

Programas

Notícias

Aeroporto de Maricá ganha estação de bicicletas gratuitas

Estação 35, localizada na frente do local, facilita a mobilidade de colaboradores e passageiros As “Vermelhinhas”, bicicletas públicas gratuitas da Empresa Pública de Transporte (EPT),...

Cortejo para Iemanjá e sambalanço no fim de semana em Maricá

Programação de verão do museu Casa Darcy Ribeiro segue com espetáculos culturais e infraestrutura de uso gratuito na Praia de Cordeirinho O museu Casa Darcy...

Codemar lidera investimentos em projetos de impacto social e ambiental para comunidades de Maricá

AfroGames e Revolusolar foram apresentados para a Secretária Especial de Promoção das Comunidades e do Minha Casa Minha Vida A criação de uma secretaria voltada...