Mais de 900 pessoas passaram pelas oficinas e palestras no Espaço Gourmet Doce Sabor
A Primeira Jornada de Capacitação em Gastronomia e Hotelaria de Maricá terminou, na noite desta quinta-feira, (27) com festa. Uma celebração pelos bons resultados obtidos comemorados com a reprodução de muitos dos pratos ensinados ao longo de mais de 30 dias de evento no Espaço Gourmet Doce Sabor, na Orla de Araçatiba.
O jantar reuniu o prefeito de Maricá, Fabiano Horta; o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida; e o presidente da Rota Gastronômica, Marcelo Perrone, além de vereadores e outras autoridades. A jornada foi realizada pela Prefeitura de Maricá em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá).
O prefeito Fabiano Horta aproveitou a solenidade para declarar que o Espaço Gourmet funcionará por mais uma semana e será palco, neste período, do lançamento de dois importantes projetos para a cidade: a nova camisa do Maricá Futebol Clube e as contratações da Escola de Samba União de Maricá: “Esse aqui foi um espaço muito marcante e, fazendo jus à sabedoria popular de que tudo acaba em samba e futebol… Então, samba e futebol estarão presentes aqui, completando esse ciclo importante e exitoso”.
Horta disse, ainda, que a jornada teve como meta investir no que é o futuro da cidade: “A gente tem que olhar para essa perspectiva do futuro de Maricá entendendo que o ciclo do petróleo é positivo se a gente se apossar dele e construir para além. Investir na vocação da cidade, e a nossa vocação – como as figuras que precederam essa transformação de Maricá e vieram morar aqui, como Maysa, Darcy Ribeiro e Beth Carvalho – passa pelo encantamento da natureza da cidade, da contemplação como valor e como vitalizadora de uma cadeia gastronômica, uma cadeia de pousadas e hotéis”.
O prefeito anunciou, ainda, que está assinando com a agencia de fomento AgeRio contrato para linhas de financiamento empresarial para empreendedores da cidade que vão variar de R$ 21 mil a R$ 1,6 milhão, com taxas mais baixas que a média praticada no mercado.
Jornada completa
Iniciada no dia 21 de março, a Primeira Jornada de Capacitação em Gastronomia e Hotelaria de Maricá levou a empresários e funcionários do setor informações qualificadas com a meta de melhorar cada vez mais os serviços prestados na cidade.
Foram realizadas palestras, aulas-show, oficinas (algumas até voltadas para o público infantil) e trocas de experiências, passando pelos mais variados aspectos do mercado, desde normas de Vigilância Sanitária até a apresentação final de pratos e atendimento a clientes de restaurantes, lanchonetes e da rede de hotelaria. Ao todo, 900 pessoas foram atendidas.
“Mesmo antes do início da Jornada, esse espaço já estava funcionando com cervejarias e restaurantes da cidade. Tivemos todo esse período com capacitações que foram muito importantes para o setor, muito importante para a cidade de Maricá, que vê sua gastronomia representada e investe em melhorar sempre”, declarou o secretário José Alexandre Almeida.
“Foi um desafio muito grande trabalhar com esse com essa jornada, mas trouxe muitos resultados positivos. Excedeu todas as nossas expectativas. Para comemorar estamos replicando os pratos que foram feitos aqui durante toda a jornada. Os ingredientes foram comprados de produtores de Maricá. De pães a ingredientes como pimenta rosa, cúrcuma… E assim vamos fazer economia circular” frisou o presidente da Rota Gastronômica, Marcelo Perrone.