Codemar discute o fomento e o papel da economia solidária em reunião de gestores promovido pelo Banco Mumbuca

4º Encontro de Gestores, Articuladores e Pesquisadores em Economia Solidária (Egapes) vai até quinta-feira com palestras e trocas de experiências

Discutir a economia solidária, os impactos que sofre e os incentivos de que precisa faz parte do desenvolvimento da cidade e foi exatamente o que a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) fez ao participar nesta terça-feira (12/11) do 4º Encontro de Gestores, Articuladores e Pesquisadores em Economia Solidária (Egapes), realizado pelo Banco Mumbuca, de Maricá. O evento segue até esta quinta-feira (14) e terminará com a inauguração do Centro de Referência e Inovação em Economia Solidária (Criesol), um equipamento da Codemar.

Eugênio Soares é diretor de Economia Solidária da Codemar. Foto: Paulo Ávila

A Codemar foi representada pelo diretor de Economia Solidária, Eugênio Soares, que participou da mesa “Agências de desenvolvimento e instituições financiadoras de projetos inovadores de economia solidária”. Também fazem parte da companhia o mediador desta mesa, Willian Higa, e Davi Cohen, superintendente de Ativos Ambientais que direcionou as conversas da mesa anterior, sobre “Experiências de economia solidária em catástrofes socioambientais”.

“O Criesol é uma inovação. É o primeiro centro de referência do país que integra a economia solidária com um banco, no caso o Mumbuca, e com as diversas secretarias da administração pública. A economia solidária precisa estar mais presente em muitos âmbitos, principalmente o político. Não é só nas políticas públicas, mas na política mesmo. E é a partir dessa estruturação que vamos conseguir que a economia solidária exerça a força que tem”, avaliou Eugênio Soares.

Discussões

A mesa “Experiência de economia solidária em catástrofes socioambientais” levou temas como ações desenvolvimentistas podem afetar a economia solidária e romper suas cadeias.

Na mesa seguinte, a Codemar se juntou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), à Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (Aderes) e a pesquisadores da Escola de Pós-Graduação em Administração da UFRJ (Coppead) e da Universidad de La Plata, da Argentina. Juntos, apontaram soluções para o financiamento da economia solidária e avaliaram os entraves para ampliar os investimentos no setor.

Informações sobre o Egapes estão disponíveis no site do Banco Mumbuca, no endereço https://www.bancomumbuca.com.br/egapes .

Programas

Notícias

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...

Intelectuais se reúnem no Museu Casa Darcy Ribeiro para falar de utopias e a...

O futuro da cidade e do Brasil foi discutido com base no legado do antropólogo na casa onde ele morou e escreveu sua mais...