Codemar, instituições de pesquisa e empresas dialogam em Maricá sobre futuras parcerias em tecnologia


Participaram Universidade Federal do Rio de Janeiro, multinacional Huawei, Conectoway, Rede Rio e Faperj

Futuras parcerias com instituições renomadas na área da Tecnologia da Informação e Comunicação  poderão ser construídas para alavancar ainda mais o desenvolvimento de Maricá. Essa foi uma das pautas tratadas no Galpão Tecnológico de Maricá, durante a visita de uma comitiva integrada por representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da multinacional Huawei, Conectoway, RedeRio/FAPERJ, CBPF e RNP, nesta quarta-feira (06).

“A gente precisa pensar em tecnologia junto com as demais demandas da cidade. É preciso investir na tecnologia porque não há como pensar em uma nova economia do futuro sem essa área”, lembrou o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda.

Foto: Keli Salles

A companhia apresentou projetos como o Fundo de Investimento Imobiliário e a Plataforma Mumbuca Verde, além de ouvir propostas sobre conectividade de rede de internet e modernização do parque informacional.

“Mostramos alguns projetos com conexão de fato com os temas que são explorados pela Codemar e que vamos precisar de monitoramento e avançar nessa parte da tecnologia”,  destacou o diretor de Inovação e Tecnologia da Codemar, Pedro Mota Di Filippo.

“Falamos um pouco do contexto que Maricá sai de uma cidade dormitório para uma cidade de transformação na área industrial e tecnológica”, acrescentou.

UFRJ em Maricá

A superintendente geral de Tecnologia da Informação e Comunicação Gerencial da UFRJ, Ana Maria Ribeiro, comentou que a universidade está apresentando um projeto inovador: uma ideia de arena digital, um espaço onde há não apenas uma área de Tecnologia da Informação, mas também data center e laboratórios de desenvolvimento de multimídia aberto para estudantes desenvolverem pesquisas.

Foto: Paulo Ávila

“Estamos construindo uma parceria, e a gente vai apresentar o que precisa para construir um plano estratégico e ver as áreas em que a cidade deseja ter graduações. A ideia é no início ter cursos de extensão e pós-graduação e especializações”, explicou ao falar sobre a possibilidade de a instituição estar presente em Maricá.

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...