Codemar leva público da FLIM para conhecer Casa Darcy Ribeiro

Transfers saem da Orla do Parque Nanci, onde acontece o evento, em quatro horários

Um dos principais nomes da literatura brasileira em Maricá é o escritor e antropólogo Darcy Ribeiro. E para conhecer ainda mais sobre o pensador, o público que visita a Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), na Orla do Parque Nanci, está tendo a oportunidade de pegar um transfer e conhecer o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho. 

A iniciativa é da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), responsável pelo Museu Casa Darcy Ribeiro. As vans com destino à casa do escritor saem em quatro horários durante a nona edição da FLIM: 11h, 13h, 15h e 16h30. O transfer só não vai ser realizado nesta segunda e terça-feira (4 e 5 de novembro), pois o museu não funciona nesses dias. A Festa Literária acontece até o dia 10 de novembro. 

Quem desejar pegar o transfer, é só fazer a inscrição na tenda Museu Casa Darcy Ribeiro, localizada na entrada principal da FLIM.

Foto: Paulo Ávila

“Essa iniciativa de fazer o transfer entre a FLIM e o Museu Casa Darcy Ribeiro é uma iniciativa pioneira em Maricá. E ela dá aos maricaenses, aos turistas, a todo mundo que quiser, a oportunidade de estar integrando dois grandes equipamentos culturais que temos aqui na cidade”, afirmou Isis Macedo, museóloga da Casa Darcy Ribeiro. 

Iniciativa aprovada

Luakan Anambé usou o transfer da FLIM para a Casa Darcy Ribeiro – Foto: Paulo Ávila

A indígena Luakan Anambé, da Aldeia Irapã, povo Anambé, no Pará, foi uma das passageiras que aproveitaram o transfer da FLIM para conhecer a Casa Darcy Ribeiro. Ela, que é moradora de Jacarepaguá há 15 anos, visitou o espaço pela primeira vez. 

“Sempre ouvi falar em Darcy Ribeiro, mas nunca imaginava que eu fosse encontrar um lugar tão lindo como é esse museu. Estou muito feliz! É um lugar que todo mundo deveria visitar, até mesmo para conhecer um pouco mais sobre quem foi Darcy Ribeiro, esse grande líder”, afirmou Luakan.

Jéssica Tavares com o marido, Leonardo Ramos, e os filhos Nicollas e Nicolly – Foto: Paulo Ávila

Pela primeira vez na FLIM com a família,  a agente comunitária de saúde Jéssica Tavares aproveitou a oportunidade de conhecer a Casa Darcy Ribeiro. Ela, que é moradora de Santa Paula, em Inoã, disse que o transfer facilitou muito a ida dela ao museu. 

“Essa iniciativa de trazer o público da FLIM para conhecer o museu é muito interessante. Foi a primeira vez que visitamos o espaço e, talvez, se não tivesse o transfer, não viríamos. Adoramos, foi uma experiência única conhecer a Casa Darcy Ribeiro”, contou Jéssica. 

O estudante de Direito Miguel Braga, que foi à FLIM com sua tia, também aprovou a iniciativa.

O estudante de direto Miguel com os amigos e familiares – Foto: Paulo Ávila

“Eu moro em Maricá há muito tempo, mas ainda não conhecia o museu. Então, achei muito interessante poder estar na FLIM e vir para cá. Foi muito bom conhecer o espaço e um pouco mais da vida de Darcy”, disse Miguel, que mora no Parque Nanci. 

Horários das vans

Saída da FLIM: 11h

Chegada ao museu: 11h45

Saída do museu: 12h30

Chegada na FLIM: 13h15

Saída da FLIM: 13h

Chegada ao museu: 13h45

Saída do museu: 14h30

Chegada na FLIM: 15h15

Saída da FLIM: 15h

Chegada ao museu: 15h45

Saída do museu: 16h30

Chegada na FLIM: 17h15

Saída da FLIM: 16h30

Chegada ao museu: 17h15

Saída do museu: 18h

Chegada na FLIM: 18h45

Programas

Notícias

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...

Intelectuais se reúnem no Museu Casa Darcy Ribeiro para falar de utopias e a...

O futuro da cidade e do Brasil foi discutido com base no legado do antropólogo na casa onde ele morou e escreveu sua mais...