A Prefeitura de Maricá, em parceria com a OAB-RJ e a OAB Maricá, lançou o programa Advoga Social, uma iniciativa inovadora que visa ampliar o acesso à Justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O programa oferece orientação e assistência jurídica digital gratuita, contribuindo para a redução da sobrecarga da Defensoria Pública.
A Codemar participa da iniciativa por meio do desenvolvimento do sistema, uma contribuição da Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação.
“Estamos ajudando a desenvolver o sistema do Advoga Social, que vai contribuir para a justiça e a cidadania do nosso município. Advoga Social é justiça, cidadania e tecnologia para quem mais precisa”, pontuou o diretor de Tecnologia da Informação e Inovação da Codemar, Geferson Sales.
O secretário de Justiça e Cidadania, Eduardo Carlos de Souza, explicou:
“É um momento histórico para Maricá. Este trabalho é motivado por um juramento que todo advogado faz ao conquistar sua carteira da OAB: o compromisso com a justiça social. Com o Advoga Social, conseguimos levar os serviços jurídicos a quem mais precisa. Pessoas que buscam aposentadoria, tratamento médico ou enfrentam outras demandas poderão contar com esse apoio”.
O vice-prefeito João Maurício de Freitas também destacou a relevância do programa:
“Justiça social é um direito de toda a população, e estamos viabilizando isso por meio do Advoga Social. A iniciativa vai auxiliar o cidadão a resolver suas pendências jurídicas e também obter orientações”.
A presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, ressaltou a importância da iniciativa e seu impacto na promoção do acesso à Justiça:
“É uma conquista da advocacia, mas, sobretudo, da cidadania. Maricá demonstra sensibilidade social ao reconhecer o papel fundamental de advogadas e advogados na promoção do acesso à Justiça. O Advoga Social permitirá um atendimento jurídico mais rápido e digno para quem mais precisa, fortalecendo a atuação da OAB na defesa dos direitos fundamentais”.
O Advoga Social também fortalece a advocacia local, gerando oportunidades de renda e inserção profissional para advogados e advogadas de Maricá. O edital de credenciamento será lançado em breve. O atendimento é realizado pelo site Advoga Social – Acesso à Justiça para Maricá, onde o cidadão registra sua demanda e é encaminhado a um especialista. Os profissionais serão remunerados em moeda social Mumbuca.
A diretora da OAB Maricá, Dra. Vanessa Mussi, explicou:
“O programa será de suma importância para todos aqueles que não têm acesso à advocacia paga e acabam enfrentando longas filas de espera. A Defensoria Pública atua com total competência, mas, por falta de pessoal, não consegue atender a todos”.
Com o Advoga Social, a Codemar reforça seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento social, contribuindo para uma Maricá mais justa e igualitária.


