Presidente Hamilton Lacerda foi um dos palestrantes do painel sobre cooperativismo municipal
A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) participou do Seminário Economia do Mar (SEM) realizado em Niterói, nessa quinta-feira (15/08), no Teatro Popular Oscar Niemeyer. A programação foi uma iniciativa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), que buscou expandir debates para avanços da chamada economia azul, através de associativismo e cooperativismo.
O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, foi um dos palestrantes do painel que abordou o tema “Cooperativismo Municipal, uma alternativa para o desenvolvimento territorial local”. Ele apresentou projetos realizados em Maricá como Lagoa Viva, Ciamar, Farmácia Viva, entre outros.
“Quando estamos juntos, as coisas são melhores, têm mais efeito e custam menos. Nós temos que ter essa visão do associativismo. O Conleste Fluminense já possui o consórcio que reúne 14 municípios. Muitos dos problemas que a gente tem no dia a dia (seja da água, do lixo, da drenagem urbana, da necessidade ou de mais energia elétrica), se fizermos ações em conjunto com outros municípios para resolvê-los, o resultado será muito mais forte e melhor”, comentou o presidente da Codemar.
“Ao pensarmos em construir a economia do futuro, temos que ter sempre a busca de parceiros dos municípios que estão no entorno de Maricá. Vão não apenas viabilizar o desenvolvimento econômico, mas melhorar a qualidade de vida de toda a população”, completou.
O painel contou também com a participação do presidente do Sistema OCB/RJ, Vinícius Mesquita; da diretora executiva da Cia Urbanística, Denise Vogel; e do presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Gonçalo, Evanildo Barreto. O coordenador de Energia Nuclear da Seenemar/RJ e consultor da presidência Sebrae/RJ, João Leal, foi o mediador do painel.
SEM
O Seminário Economia do Mar reuniu líderes empresariais, autoridades e gestores públicos e abordou temas como: “Turismo, Economia das Praias e Baía de Guanabara”, “Portos e Marinas”, “Indústria Naval”, “Transição Energética”, “Tecnologia BlueTech” e “Desenvolvimento de Cidades Costeiras”.
A Prefeitura de Niterói, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Seden), e a Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) foram parceiras na realização do evento.