Profissionais atuam sob sol direto garantindo a segurança das operações nas áreas de movimento e manobra fazendo com que tudo aconteça de forma ordenada
Numa chamada de rádio, o alívio: “isotônicos disponíveis”, avisa o coordenador Ricardo Gomes aos fiscais de pátio do Aeroporto de Maricá, sob sol intenso. A ação especial de disponibilizar as bebidas e alertar os funcionários para o consumo foi motivada pela onda de calor que assola o estado do Rio de Janeiro. A Diretoria de Operações da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), que administra o aeroporto, agiu para garantir a segurança dos colaboradores.

“O calor na pista é intenso, então a diretoria tomou a iniciativa de disponibilizar a bebida para incentivar os funcionários a beber mais líquidos”, explica Ricardo Gomes, coordenador de Operações do aeroporto.
Isotônico é uma bebida usada para repor líquido e sair minerais no corpo, principalmente após esforços e sudorese intensa por conta das altas temperaturas. No meio do pátio do aeroporto sob sol direto, os fiscais de pátio estão sujeitos a isto, mesmo utilizando todos os equipamentos de proteção necessários, o que inclui chapéus, óculos de sol e roupas de mangas longas para proteger da incidência solar direta.

“Falar de hidratação com os colaboradores é extremamente importante. A água é essencial para driblar os efeitos que a alta temperatura causa no corpo humano. Ela regula a temperatura corporal, ajuda no transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais e precisa ser reposta constantemente”, alerta o segurança do trabalho Maurício Lyra.