Descoberta geológica, congresso e Vermelhinho colocam Maricá na vitrine mundial do hidrogênio

A cidade de Maricá entrou para o radar de pesquisadores e investidores nacionais e internacionais do hidrogênio – o combustível do futuro que já tem grande impacto econômico no presente. É algo recente, que ainda começa a ser conhecido, mas já mostra grande potencial. O interesse está sustentado em um tripé que une pesquisa, investimento e recursos naturais.

Um dos pilares – recursos naturais – ganhou relevo no fim de maio, quando foi anunciada a descoberta de uma falha geológica em Maricá onde foi possível identificar jazidas de hidrogênio com capacidades promissoras.

A descoberta foi feita a partir de pequenas sondagens em várias partes da cidade. Em alguns pontos, a emissão de hidrogênio ultrapassou a capacidade de medição do equipamento.

O anúncio foi realizado pelos renomados pesquisadores internacionais Christophe Rigollet, gerente de Geociências da CVA Engineering; Alain Prinzhofer, diretor científico da GEO4U; e Paulo Emílio de Miranda Brasileiro, professor, presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio e que já vem realizando outros trabalhos no setor do hidrogênio em Maricá.

O diretor de Indústria e Energia da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Pedro Mota Di Filippo, explica que os esforços estão concentrados agora em identificar o potencial da falha geológica. A Codemar está à frente desse esforço junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Maricá.

Foto Leonardo Fonseca

“Maricá não economizará esforços para aprofundar e explorar todo o potencial dessa descoberta. Já neste ano iniciaremos um grande PD&I – Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, afirma o diretor.

Será esse plano que vai mostrar quanto hidrogênio Maricá tem e indicar as melhores maneiras de explorá-lo.

Congresso

Outro pilar para levar a cidade à vitrine global do hidrogênio foi o investimento para trazer o 3° Congresso Brasileiro do Hidrogênio, no fim de maio, onde foi anunciada a descoberta geológica. O encontro colocou Maricá no centro das discussões sobre o combustível. E abriu caminho para investidores conhecerem o que existe por aqui.

Foto Leonardo Fonseca

O público esperado era de 1,5 mil pessoas e no máximo 30 expositores. “Ao final do congresso, nos deparamos com números bem maiores que nossas projeções iniciais. Tivemos em torno de 4 mil visitantes, tanto na feira empresarial quanto nas plenárias e sessões. E mais de 40 expositores abrigando órgãos governamentais, associações, universidades e empresas de várias partes do país e do mundo”, afirma Di Filippo.

Vermelhinho

O terceiro pilar – pesquisa – é representado pelo Vermelhinho movido a hidrogênio. Maricá fez, em parceria com a UFRJ, um protótipo de ônibus a hidrogênio, que foi exibido no congresso e num encontro recente na capital do Rio de Janeiro.

Foto Leonardo Fonseca

Isso faz parte do esforço da cidade de descarbonizar toda a frota municipal até 2038. Ou seja, mostra para o mundo que Maricá está comprometida com o tema.

Além disso, a cidade pode se tornar exportadora da tecnologia de ônibus a hidrogênio, ajudando a construir não apenas um mercado produtor, mas também um mercado consumidor do combustível.

O Vermelhinho a hidrogênio faz parte de uma política pública construída pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelo ICTIM e pela Empresa Pública de Transporte.

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...