Centro de artesanato recém-inaugurado no Centro de Maricá tem programação cheia durante toda a semana. Confira o que vem por aí
As crianças tomaram conta do Espaço Solidário, local criado para venda de artesanatos no Centro, neste sábado dedicado a elas. Os expositores capricharam na seleção de produtos voltados para os pequenos, e a organização pensou uma programação especial com pula-pula, distribuição de algodão doce, pirulito e contação de histórias.
“Eu vi no Instagram e decidi trazer meus filhos. A programação está boa, muitas atividades interessantes para crianças. O espaço aqui é ótimo. Viemos de São José para aproveitar o Dia das Crianças”, disse Dayana Lemos, de 30 anos, que foi até a feira com o marido, Adanon Pereira e os filhos de 6 meses e 6 anos.
Iniciativa do Espaço Solidário é da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Durante toda a semana acontece a Mostra Solidária, com exposição e venda de artesanatos, música, palestras e outras atividades que fortalecem a economia solidária. O espaço fica no Centro, na Rua Barão de Inoã, s/nº (ao lado da praça de alimentação, em frente à Escola Municipal Carlos Magno Legentil De Mattos).
As crianças puderam brincar livremente no pula-pula e embarcaram numa viagem imaginária pelo litoral da cidade na historinha contada pelas profissionais da Favela.Ong. Os pequenos ainda participaram de oficina de dobradura, aprendendo a fazer um barco, e de desenho e pintura.
Não é brincadeira
Brincadeiras são parte fundamental da formação plena do ser humano. Num mundo com cada vez mais telas e distrações que chegam prontas, impedindo o desenvolvimento da criatividade, uma barraca da Mostra Solidária se destacou.
“Brincar é importantíssimo para nos fazer humanos. É brincando que a gente desenvolve coordenação do corpo, a criatividade, a mente. Então juntamos a nossa experiência como artesãos e desenvolvemos brinquedos seguros e que ajudam a desenvolver a criança “, disse Yanet Albaracin, de 61 anos, que divide o trabalho com o marido, Reinaldo Otaiza, de 68, e o filho Zhue Otaiza, de 32.
Programação
Domingo 13/10/2024
Temática do dia: Festa do DJ
18h30 – Show voz e violão – Vivi Serrano
19h40 – DJ Codi
Segunda 14/10/2024
17h – Oficina: Da ideia ao negócio – Danilo Ramos
19h30 – Show voz e violão – Amanda Silva
Terça 15/10/2024
17h – Palestra: Economia Criativa do Carnaval – Palestrante: Sady Bianchini
18h30 – Show voz e violão – Jorginho Doug
Quarta 16/10/2024
17h – Oficina: Inteligência de Negócios – Instrutor: Fabrício Dias
19h30 – Show voz e violão – Lira
Quinta 17/10/2024
Temática do dia: Dia das Mulheres
17h – Palestra: Redes de Transformação: Benefícios da organização em rede e do trabalho coletivo – Palestrante: Thaísa Muniz
18h10 – Aulão de Samba no pé – Professora: Elaine Rosas
19h40h – Show Pagodamas
Sexta 18/10/2024
Temática do dia: Dia da Cultura Afro
17h – Palestra: Empreendimento solidário negro – Palestrante: Julina Brasil
18h40 – Apresentação de grupo de dança – Grupo de Danças urbanas (Maricá das Artes)
18h40 – Show voz e violão – Jô Borges
Sábado 19/10/2024
Temática do dia: Dia da Diversidade / Encerramento do Evento
17h – Contação de histórias e criação de origami – Contadora: Carol Souza
18h – Apresentação 1 – Nação Alarde
18h30 – Apresentação 2 – Nação Alarde
19h15 – Voz e violão – Valentim
20h30 – Show Drag da Nação Alarde –
21h – Nação Alarde – Apresentação 4