Seleção enfrentou Tunísia, Polônia e China na quarta etapa do campeonato que começou nas areias de Maricá
A equipe feminina da seleção brasileira de handebol de praia faturou a medalha de ouro do Global Tour, que teve a etapa final disputada em Doha, no Catar, nos últimos dias 3 e 4 de novembro. O time disputou o lugar mais alto do pódio com Tunísia, Polônia e China. A vaga foi garantida após vencer a primeira parada do Global Tour em abril deste ano, nas areias de Maricá.
Já o time masculino terminou a competição com a medalha de prata após jogar contra a Tunísia, a Dinamarca e o time dos anfitriões, o Qatar. O campeonato Global Tour Beach Handball iniciou em 2022 com apenas uma edição. Em 2023, contou com quatro etapas. A primeira aconteceu em Maricá, no Brasil, seguido por Tunísia, Polônia e Qatar.
Antes de embarcar para a última etapa do campeonato, as equipes passaram por um período de treinos nas areias da Barra de Maricá. A cidade vai receber novamente o Global Tour em 2024 e 2025. “Eles ficaram bastante satisfeitos com a entrega da cidade com o handebol de praia. É uma cidade que incentiva muito o esporte”, diz o diretor de handebol de praia da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Gulliver Esteves.
O projeto Maricá como capital nacional do handebol de praia tem apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).