É campeão! Brasil conquista etapa do Circuito Mundial de Handebol de Praia

Atletas e população celebram sucesso da Nova Arena esportiva da Barra de Maricá

O Brasil conquistou o título neste domingo do Global Tour, válido pelo Circuito Mundial de Handebol de Praia. A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sediou a primeira etapa da competição, que teve vitória do time verde e amarelo no feminino e no masculino sobre Argentina e Alemanha, respectivamente.

Foto: Bruno Ruas

A estreia da Arena da Barra de Maricá, construída para a prática de jogos esportivos de areia, foi celebrada com a realização do campeonato internacional que contou com a participação de sete países além do Brasil, como Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Porto Rico, Portugal, Qatar e Uruguai.

A atleta olímpica e ex jogadora de basquete Iziane Marques atualmente é secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério dos Esportes e compareceu ao último dia de competição, dando seu panorama sobre o evento.

Iziane Marques , secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério dos Esportes- Foto:Leonardo_Fonseca

“Essa parceria é bem importante. Acredito que atualmente seja o maior centro de treinamento de beach handebol do Brasil. O incentivo à inclusão social do esporte com os núcleos de handebol em vários bairros da cidade também são de extrema importância. De lá podem sair atletas que vão representar o país no futuro”, explica.

Segundo o presidente da CBHb, Felipe Casão, a cidade já se fortaleceu internacionalmente no esporte.

Foto:Leonardo_Fonseca

“Maricá está exercendo sua vocação social através do esporte. A cidade já está confirmado como sede do próximo Global Tour e hoje já se consolidou no circuito internacional. O mais importante de tudo isso é o legado que fica. Uma arena multiuso que pode ser utilizada para diversos esportes e que comprova a vocação social e cidadã desta cidade. Isso representa um impacto muito grande nas próximas gerações que vão se formar. Daqui a dois ciclos pode ser que a gente já tenha algum atleta de Maricá na seleção”, celebra.

O evento, disputado de quarta-feira até este domingo, foi promovido pela Federação Internacional de Handebol (IHF), em parceria com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e a Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento (Codemar) e a secretaria de Esporte e Lazer do município.

Os Jogos

No clássico contra a Argentina, as meninas da seleção brasileira fizeram valer o fator casa para levantar o troféu. A vitória foi por 2 sets a 0, parciais de 20/14 e 19/17. Uma das principais jogadoras do campeonato, a pivô Beatriz Correia comemorou e já projetou os próximos passos.

Foto:Leonardo_Fonseca

“Vencer o Global Tour foi muito importante para consolidar e aumentar a nossa confiança. Foi uma conquista que a gente se esforçou muito. Abrimos mãos de muitas coisas. A alegria é maior ainda, ter dado essa felicidade para Maricá. Estamos muito felizes. A gente agora está em vista para o Campeonato Mundial, na China, no próximo mês. Vamos mais confiantes, sempre uma junto com a outra”, comentou Beatriz Correia.

Já no masculino, o Brasil ganhou da Alemanha por 2 a 0, parciais de 19/16 e 16/10. Sob o calor do meio-dia, os brasileiros foram empurrados pelo público e soltaram o grito de campeão.

Dia das mães: Celebração em dose dupla

A presença de mãe e filha celebrando a vitória deu o tom de dia das mães na manhã deste domingo. A lateral-esquerda Cintya Piquet e sua filha, a especialista Carol Pires, jogaram juntas pelo segundo ano consecutivo e com vitória.

A lateral-esquerda Cintya Piquet e sua filha, a especialista Carol Pires, jogaram juntas pelo segundo ano consecutivo e com vitória. -Foto:Leonardo_Fonseca

“Como falo sempre, eu não realizei um sonho, eu vivo um sonho jogando com ela na seleção e na minha equipe. Estar com ela aqui no dia das mães é viver um sonho eternamente. Jogamos juntas pela primeira vez ano passado aqui em Maricá”, conta Piquet.

Dentro de quadra, Cintya é a jogadora mais experiente no grupo convocado para representar o Brasil no Global Tour. A atleta foi campeã mundial três vezes e eleita a melhor jogadora do mundo em 2009.

Carol Pires atualmente tem 22 anos e pratica o handebol de praia desde criança. Além de ser conhecida nas areias, ela ganhou fama através das redes sociais. Atualmente, conta com mais de um milhão e meio de seguidores no Instagram.

Foto:Leonardo_Fonseca

Nicole Louise Pinho foi comemorar o dia das mães na arena na companhia das filhas Anne, de 13 anos e Isadora , de 4 anos. Na chegada ao local, foi surpreendida com rosas vermelhas distribuídas pela organização do evento. “Sempre bom assistir desde o primeiro evento, quando era na praia. É muito importante para o desenvolvimento de nossa cidade. Mostramos ao mundo o que Maricá tem de melhor, que são as belezas naturais e a hospitalidade. “

O espaço

A Arena da Barra é um espaço moderno, completo e ambientalmente sustentável para o esporte e o lazer na areia.

As dependências da Arena da Barra, na Barra de Maricá, impressionaram os representantes do esporte tanto de dentro quanto de fora do país. Com uma estrutura que compreende uma quadra principal de 42m × 32m, arquibancada com capacidade para 1.500 pessoas, 27 salas de apoio e quatro vestiários, o equipamento chama atenção, ainda, pelos sistemas de iluminação, som e comunicação que possibilitam a transmissão ao vivo dos jogos.

Programas

Notícias

Agricultores de Maricá recebem capacitação em tecnologias agroecológicas

Curso gratuito dividido em cinco encontros busca difundir práticas modernas que ajudem a produzir alimentos mais saudáveis e de maior valor agregado na cidade Produtores...

Diretor-presidente da Azul Conecta pilota voo do Voa Maricá

Executivo, que também é comandante, foi o responsável pela viagem de São Paulo ao município Os passageiros do Voa Maricá que fizeram o trajeto de...

Codemar e Fundação Mundukide se reúnem e estudam parcerias

A entidade espanhola é focada em organizações cooperativas e atua em vários países, incluindo o Brasil A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu nesta...