Em Maricá, plantas ornamentais florescem e abrem caminho para mais emprego e renda

Em parceria com UFFRJ, Codemar montou jardim tropical na  Fazenda Joaquín Piñero

Plantas ornamentais com variedades de folhagens, flores e frutos tropicais de alto valor comercial e muita beleza. Tudo isso em Maricá, na Fazenda Joaquín Piñero, no bairro do Espraiado. A ideia é estimular esse tipo de negócio na cidade para gerar mais emprego e renda.

A iniciativa é do Horto da Agrobiodiversidade, do projeto Inova Agroecologia, uma parceria entre a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Imagem: Paulo Avila

A estratégia se baseia em desenvolver arranjos produtivos da floricultura em Maricá e incentivar a agricultura familiar. Para isso, estão sendo testadas condições do solo, a fim de verificar a viabilidade de produzir em maior escala.  O mercado de flores e plantas ornamentais vem crescendo anualmente no Brasil.
 
Flores o ano todo

Segundo Antônio Abboud, engenheiro agrônomo e um dos coordenadores do Inova, variedades diversas já estão sendo cultivadas na Fazenda Joaquín Piñero.

“Há um ano introduzimos essas espécies, que tiveram uma  excelente adaptação às condições do município e já se encontram em fase de plena produção de flores de excelentes qualidades das mais diversas espécies que são capazes de florescer o ano todo”, explica.

Entre as plantas produzidas estão a alpínia, ave do paraíso, bastão do imperador, bananinha ornamental, helicônia, sorvetão e gengibres ornamentais.

O viveiro da UFRRJ, em Seropédica, tem uma coleção de mais 25 espécies que vão compor a área de produção do Horto em 2024. “Os testes indicaram a possibilidade de cultivo dessa plantas tropicais associadas a margens de florestas e mesmo dentro de associações agroflorestais, podendo se constituir em fonte importante de renda a agricultores familiares”, completa Abboud.

O mercado

A produção e a comercialização de flores e plantas ornamentais no Brasil começaram em escala comercial na década de 30. Atualmente a produção nacional é voltada basicamente para o mercado interno,  destacando-se como atividade agrícola de importância econômica.

Programas

Notícias

Fazenda Joaquin Piñero vira ponto turístico agroecológico

Pomar do projeto Inova recebe visitantes O pomar agroecológico do projeto Inova recebeu na manhã deste sábado (24) dezenas de visitantes que foram ao local...

Visita guiada na Fazenda Pública terá transporte com Vermelhinhos

Evento agroecológico será realizado pelo Inova Agroecologia neste sábado (24) Com o intuito de facilitar o acesso à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, neste...

Domingo tem competição de pesca amadora com barco em Maricá

Cerca de 300 pescadores se inscreveram e vão disputar o troféu do Caiaque Fishing em Itaipuaçu O final de semana está chegando e quem estiver...