Mutirão com Lagoa Viva buscou ressaltar importância do descarte de resíduos de forma correta
A manhã deste sábado (5) foi dedicada à coleta de descarte inadequado de resíduos na orla do Boqueirão. A terceira edição do Clean Up Bay – Dia de Limpeza da Baía de Guanabara, aconteceu de forma simultânea em 11 praias e rios do Rio de Janeiro, Região Metropolitana e Norte Fluminense

Em Maricá, foi uma parceria entre Petrobras e Lagoa Viva, responsável pela revitalização de lagoas de Maricá.
Os resíduos plásticos são a maior parte do montante coletado em ações deste tipo, representando uma séria ameaça à biodiversidade, à saúde humana e à economia local.
Segundo o coordenador do Lagoa Viva, Eduardo Brito, o objetivo do evento é sensibilizar a população fluminense sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos, um dos principais impactos na bacia hidrográfica.

“O objetivo dessa atividade é conscientizar as pessoas a participar de práticas sustentáveis que promovam mudanças positivas em nosso planeta, protegendo o seu patrimônio natural. É onde as famílias se encontram, vêm aqui descansar, sorrir, caminhar, praticar esportes. E o nosso objetivo é manter esse espaço limpo”, explica.
Na ação feita na areia e canteiros, foram recolhidos diversos produtos descartados de forma indevida, como garrafas de vidro, papelão, pacotes de biscoito, plásticos, tampas de metal, bola de futebol, roupa, fraldas descartáveis e até alimentos.
Morador de Cordeirinho, o engenheiro de software Lucas Nascimento foi ao local participar da atividade antes de aproveitar o sábado com os amigos.
“Gostaria de dizer que é muito importante a participação da população não apenas hoje, é um cuidado contínuo”, relata.
A iniciativa tem duas fases, coleta e triagem, e o material recolhido pelos voluntários passa por classificação, registro e pesagem.
A organização é da Rede de Conservação Águas da Guanabara (Redagua), integrada pelos projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá, patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental além do apoio dos municípios que integram a região leste do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara).





