Cidade está recebendo o 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio com parceria da Codemar
Na abertura do 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, nesta segunda-feira (29) em Maricá, foi feito um anúncio de grande impacto que reforça o posicionamento da cidade como protagonista neste mercado. Foi descoberta uma importante falha geológica no município onde é possível encontrar jazidas de hidrogênio com capacidades promissoras.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio e professor da UFRJ, Paulo Emílio Valadão de Miranda, a descoberta foi feita a partir pequenas sondagem em várias partes da cidade.
“Descobrimos pontos onde a emissão de hidrogênio natural do solo ultrapassou a capacidade de medição do nosso equipamento”, anunciou o pesquisador.
Com o anúncio, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, indicou que investirá em novas pesquisas para desenvolvimento da indústria do hidrogênio no município.
“Em nome de Maricá, como cidade anfitriã desse importante instrumento de debates, fóruns e discussões e sensibilização sobre o tema, destaco a importância das cidades para que essa discussão ganhe vida, caminhos para que a gente possa construir alternativas ao que a gente tem hoje”, disse o prefeito.
O Congresso
O 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio é realizado em Maricá numa parceria da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2) com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e com a Prefeitura de Maricá.
O hidrogênio é uma das mais promissoras apostas energéticas para o futuro, e o município busca ocupar uma posição de liderança no mercado desta nova commodity. São três dias de evento na Barra de Maricá.
“Nós, da Codemar, estamos cumprindo uma missão de pensar o futuro, de pensar alternativas de desenvolvimento econômico e não se acomodar simplesmente na fartura momentânea dos royalties de petróleo. Vamos usar essa fartura momentânea, advinda de uma matriz energética suja, para poder substituir os hidrocarbonetos, para construir uma nova matriz energética descarbonizada”, disse o presidente da companhia, Hamilton Lacerda.
Lacerda cumprimentou o prefeito Fabiano Horta pela preocupação em posicionar Maricá na vanguarda das pesquisas e utilização do hidrogênio como combustível:
“Parabenizo o prefeito Fabiano Horta pela ousadia e pela visão estratégica de trazer para a cidade um tema tão vanguardista e necessário que deve ser debatido em todo o mundo”, disse Lacerda.
O prefeito afirmou que “Maricá vem construindo o seu projeto local de desenvolvimento de uma matriz energética com a construção de um arcabouço legal para o desenvolvimento do hidrogênio, com legislação e tributação para que a gente possa, além do ente público, atrair a iniciativa privada. Para que possa catalisar uma reação de desenvolvimento de um arranjo produtivo novo”.
Ele também falou sobre a encomenda tecnológica para a UFRJ para o desenvolvimento de ônibus elétrico, elétrico-hidrogênio e elétrico etanol. Um investimento da ordem de R$ 15 milhões em pesquisa e que pode levar à fabricação local desses veículos, totalmente adaptados à realidade maricaense.
“A cidade que carrega hoje a abundância econômica da matriz do petróleo quer usar esse recurso para construir a matriz do futuro, uma matriz limpa, sustentável, que possa ser inspiradora para outras cidades”, disse.