Expo Valley reúne 35 mil pessoas em Itaocaia

Evento promoveu turismo rural em área histórica da fazenda durante quatro dias

Com a proposta de ser referência no roteiro de turismo rural em Maricá, o Expo Valley levou 35 mil pessoas para a Fazenda Itaocaia, em Itaipuaçu, durante os quatro dias de evento, que ofereceu atrações variadas, com shows de artistas sertanejos, apresentações culturais, trilhas guiadas, palestras, artesanato, espaço gourmet e a exposição permanente Caminhos de Darwin.

Imagem: Leonardo Fonseca

“Mais uma edição do nosso evento nesse lugar maravilhoso e que faz parte do trabalho de estruturação turística do Maricá 2030. É um projeto que promove nossa cidade fomentando a geração de fluxo e de oportunidades aos moradores e empreendedores locais”, diz o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida.

O evento teve artistas como Thaeme e Thiago, João Gabriel, Rhoan Vitor e Yasmim Santos.

O bairro de Itaocaia Valley integra a estratégia de promoção do município desenvolvida pela da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em conjunto com a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Promoção e Projetos Especiais.

Turismo de aventura

Imagem: Leonardo Fonseca

O evento contou com stands de empresas que realizam serviços de corrida de kart, trilhas, tirolesa, escalada, montanhismo, canoa havaiana, passeio de buggy, parapente e paramotor.

Uma das interessadas nas atividades foi Juhaina Altweel, 51 anos. Refugiada da Síria há 9 anos, ela escolheu Maricá para viver há cinco anos e se diz apaixonada pelas belezas naturais da cidade.

Imagem: Leonardo Fonseca

“Eu trabalhava em uma fábrica e éramos constantemente perseguidos por rebeldes que paravam nossos ônibus e nos impediam de trabalhar. Com isso, ficamos desempregados. Meu irmão já está no Brasil há 20 anos pois casou com uma brasileira, foi quando pensei em vir para cá. Depois que conheci Maricá, não penso mais em sair daqui e estou sempre em buscar de realizar novas aventuras pela cidade”, conta a costureira.

Arte Mar

O Núcleo de Articulação das Feiras Locais de Maricá, o Arte Mar, projeto promovido pela Codemar e pela Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, esteve presente no evento. Ela reúne quatro feiras da cidade: Feira da Colmeia, Feira Maricá Mostra Cultura, Feira de Agricultura Familiar, Feirarte e a Feira Livre Solidária.

Imagem: Leonardo Fonseca

“É um núcleo das feiras apoiadas pelo poder público e a ideia é que todos os coletivos estejam inseridos em ações e eventos que promovam a cidade em diversas áreas, como empreendedorismo, cultura, artes, agricultura familiar e artesanato”, explica o coordenador do Núcleo ArteMar, Jean Viana.

Gastronomia

O espaço gastronômico do evento priorizou a a participação de restaurantes do bairro Itaocaia e Itaipuaçu. Churrasco, comida japonesa, massas, empanadas chilenas, bolos e doces diversificados fizeram parte do cardápio. O Polo Cervejeiro da cidade também levou suas marcas artesanais ao evento.

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...