Estudantes e profissionais de engenharia, agronomia e geociências tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Farmácia Viva durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada de segunda-feira (7) até esta quinta-feira (10), em Salvador, na Bahia.
O professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) João Araújo integrou a delegação representante do Rio de Janeiro a convite do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ).
Ele compartilhou sua experiência em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), como o Inova Agroecologia Maricá e Farmacopeia Mari’ká, que desenvolve o projeto Farmácia Viva. São todas parcerias da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a UFRRJ.
O evento teve como tema central “Educação, Tecnologia e Inovação para um futuro sustentável” e reuniu líderes e profissionais de diferentes áreas para uma agenda intensa de capacitação, networking e discussões sobre os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento do Brasil.
Oportunidade
Realizada desde 1940, a Soea reúne todos os anos milhares de participantes do país que debatem temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira.
Segundo Araújo, o evento “é oportunidade de realizar trocas de conhecimentos e experiências de inovações que possam auxiliar nas tecnologias em desenvolvimento em Maricá, sobretudo quanto ao avanço no nível de maturidade tecnológica dos produtos a base de plantas medicinais, como óleos essenciais, desodorizador de ambiente, loções repelentes, xaropes, tinturas e cosméticos”.
O Farmácia Viva tem como objetivo principal criar condições tecnológicas seguras para o uso das plantas medicinais e a ampliação do acesso da população a produtos fitoterápicos tradicionais, visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de Maricá buscando também o desenvolvimento econômico e social, com a inclusão da agricultura familiar na produção de espécies selecionadas.