Sede do projeto, no Caju, tem cultivo orgânico de dezenas de espécies de plantas de interesse medicinal e cosmético, além de colmeias de abelhas. Faça a sua inscrição!
O projeto Farmacopeia Mari’ká vai abrir as portas da sua sede, na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, para maricaenses que queiram conhecer as plantações e técnicas de cultivo, e experimentar chá feito na hora. A visita guiada é parte da programação de aniversário de Maricá e está programada para o dia 23 de maio, sexta-feira, às 9h. Para fazer parte da visita é preciso se inscrever pelo site abaixo.

Farmacopeia Mari’ká é uma parceria da Prefeitura, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). “A missão do projeto é melhorar o rendimento de famílias agricultoras da cidade ao propiciar cultivos de plantas medicinais com maior valor agregado, além de criar no município uma nova economia ao atrair laboratórios de farmacêuticas, perfumaria e cosmética”, explica o coordenador do projeto, o engenheiro agrônomo e professor da UFRRJ João Araújo.







São cultivadas no projeto mais de 50 espécies de plantas de interesse medicinal ou cosmético, além da produção de mel e própolis de diversos tipos de abelhas, com e sem ferrão. As mudas são disponibilizadas a produtores rurais que recebem também qualificação para cultivos orgânicos (exigência para produção de princípios ativos medicinais e fitoterápicos) e podem participar de oficinas de beneficiamento dos produtos, como a destilação de óleos essenciais, por exemplo.
Serviço:
Visitação ao projeto Farmacopeia Mari’ká
Data: 23/05/2025, às 9h
Local: Fazenda Nossa Senhora do Amparo – Rua do Oscarino Francisco da Costa 1.800B, Caju.
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1QzXf2toeV0ic04FcJVC8M5DEoDa5iw41o9R6mcQIqrM/edit
IMPORTANTE – A participação na visita é exclusiva para pessoas que realizaram a inscrição.