Fazenda Joaquin Piñero vira ponto turístico agroecológico

Pomar do projeto Inova recebe visitantes

O pomar agroecológico do projeto Inova recebeu na manhã deste sábado (24) dezenas de visitantes que foram ao local conhecer a atuação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) na Fazenda Pública Joaquin Piñero, no Espraiado.

No local, são produzidas diversas variedades de frutas e legumes orgânicos, com o objetivo de disseminar sementes e informações para que agricultores maricaenses produzam os alimentos de alto valor econômico.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá(Codemar), Hamilton Lacerda, explicou que o horto se encaixa num modelo que dialoga com o futuro da cidade.

Josimar Nogueira, engenheiro agrônomo da UFRRJ de Campos dos Goytacazes com o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda. Foto: Leonardo Fonseca

“A fazenda já se tornou um grande exemplo de experimentos e espaço de capacitação para toda a população”, disse.

Lacerda acrescentou que a ideia é introduzir na cidade novas culturas, por meio de espécies que sejam competitivas no mercado.

“São elementos que já estão sendo utilizados por restaurantes da cidade, dentro das nossas atividades de fomento ao turismo. É um prazer proporcionar este projeto junto com a UFRRJ, que vai despontar uma série de oportunidades para o futuro de nossa cidade”, afirmou.

A Visita

Os participantes da visita guiada se dividiram em sete equipes e desbravaram o horto na companhia dos engenheiros agrônomos nas tendas relacionadas a cana-de-açúcar, pitaya, aipim, flores ornamentais, batatas coloridas, pimenta e adubação verde.

Moradora de Cordeirinho, Cléo Lucindo com as pitayas produzidas no pomar do Inova. Foto: Leonardo Fonseca

Moradora de Cordeirinho, Cléo Lucindo, 60 anos, é permissionária da horta do bairro. Junto com um grupo atuante, realiza oficinas e planta diversos produtos do Inova. “O projeto transmite conhecimento para a gente, o que é de extrema importância na atuação da horta”, conta.

O passeio foi encerrado com degustação de caldo de cana , além de produtos orgânicos como pitaya e batata doce.

Inova Agroecologia Maricá

O projeto é uma cooperação técnica com o objetivo de desenvolver ações agroecológicas nos eixos do turismo rural, saúde, políticas públicas e assistência técnica e rural.

Equipe do Inova Agroecologia. Foto: Leonardo Fonseca.

“Estamos concretizando uma inovação que é um projeto de pesquisa e desenvolvimento junto com a Codemar. Estamos completando dois anos de atuação do projeto aqui na cidade e este legado é um mérito da cidade”, explicou o coordenador do Inova e engenheiro agrônomo, João Araújo.

Em breve será divulgada nova data para visitação.

Programas

Notícias

Maior evento de games do Rio de Janeiro é aberto com dezenas de atrações...

Maricá Games tem jogos, oficinas, competições, cosplay e mesas redondas com importantes nomes do mercado O maior evento de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro...

Aviso de pauta: Maricá abre a maior feira de games do Rio de Janeiro...

A terceira edição do Maricá Games será aberta nesta sexta-feira (19), às 10h, na arena montada na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Serão dez...

De simulador de Fórmula 1 a concurso de cosplay: veja as atrações do Maricá...

Evento começa nesta sexta-feira (19). Programação já está no site oficialFalta pouco para iniciar, em Maricá, uma jornada com diversas atrações de jogos e...