Feijões Especiais são tema de curso no Espraiado

Inova Agroecologia insere feijões asiáticos e amazônicos em Maricá

O Inova Agroecologia vem promovendo cursos de Feijões Especiais no Horto da agrobiodiversidade da Fazenda Pública Joaquin Piñero, no Espraiado. Com uma grande variação de cores, os feijões especiais conseguem preços atrativos em feiras e mercados, constituindo-se numa excelente fonte de renda ao pequeno agricultor.

Segundo o coordenador do Inova Agroecologia, Antonio Abboud, o local conta com feijões fava, típicos do Nordeste; feijão manteiguinha de Santarém , produzido na região do Baixo Amazonas, oeste do Pará; e uma série de feijões asiáticos como o mungo, azuki e de metro.

“Acreditamos no aumento da diversidade do produto da agricultura familiar e também no aumento da oferta de alimentos saudáveis para Maricá. Na teoria e na prática, mostramos aos participantes diversos feijões especiais. Esse é mais um passo na nossa trajetória de divulgação e multiplicação do material que estamos introduzindo na cidade”, disse Abboud durante curso na última sexta-feira (21).

Moradora do bairro Marquês, Cristina Cardoso saiu da Vila da Penha para Maricá a fim de cuidar da sogra, que adoeceu em 2020. Após deixar o emprego, a casa e amigos para trás, foi diagnosticada com depressão. Para melhorar, encontrou a solução: fazer uma horta em casa.

“A casa tem um bom terreno e pensei em fazer uma horta. Sou vegetariana, então comecei a produzir alimentos para meu próprio consumo. A preferência é por verduras, batatas, aipins e feijões. Participar dos cursos tem ampliado meu conhecimento na área e me sinto mais feliz”, celebra.

O Inova é desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em conjunto com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...