Festa do Produtor Rural reúne grande público e valoriza agricultura familiar em Maricá

O Parque de exposições do Caju recebeu no fim de semana a 5a festa do produtor rural, valorizando e fortalecendo agricultores que tiram do campo a riqueza que ajuda a movimentar a economia na região.

A festa acontece em comemoração ao Dia do Produtor Rural, celebrado em 28 de julho.

Com uma programação extensa que foi da manhã à noite no sábado (5) e no domingo(6), o evento contou com shows ao longo do dia e palestras realizadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SECAPPA), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro(Emater-Rio), Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), Fábrica Municipal de Desidratados Prefeito Édio Muniz, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Foto: Paulo Ávila

“Esta já é a quinta edição da nossa feira que reúne produtos orgânicos, artesanais, expositores e workshops em um evento de valorização dos produtores rurais de nossa cidade”, explica a secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SECAPPA), Mariana Principe.

Entre as palestras, esteve a da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e do Inova Agroecologia Maricá, convênio de pesquisa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá(Codemar), por meio da Biotec, que realiza ações Agroecológicas no município incentivando o cultivo de produtos orgânicos com alto valor agregado na cidade.

Juntas, as pesquisadoras Mariella Camargo e Maria do Carmo de Araújo realizaram uma oficina teórica com dois temas: Como fazer composto orgânico e substrato para a produção de mudas e Produção orgânica de Bokashi, um adubo orgânico muito utilizado na produção de hortaliças e de plantas ornamentais, que pode melhorar a qualidade da produção de plantas.

Na ocasião, distribuíram mudas hortaliças e de pés de tomates, além de sementes de feijão vagem francesa tipo gourmet.

Foto: Paulo Ávila

“Hoje é uma mostra do trabalho que vamos realizar lá na fazenda pública a partir de setembro. O bokashi é um composto orgânico extremamente importante, conhecimento trazido pelos japoneses na década de 80, para recuperar terras degradadas e com baixa fertilidade, para que o agricultor tenha uma melhoria no rendimento”, explica a pesquisadora Da Pesagro, Maria do Carmo de Araújo.

Feira de Agricultura Familiar

Foto: Paulo Ávila

A Feira de Agricultura Familiar, que acontece todo primeiro sábado do mês em Araçatiba, desta vez aconteceu dentro da Feira Rural, reunindo diversos produtores de hortifrutigranjeiros, alimentos e bebidas artesanais no local.

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...