Com qualificação, colaboradores treinam o olhar para garantir o bom funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio
Membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) participaram de um curso de capacitação que os ajudará a desempenhar melhor as novas funções. A profissional técnica de segurança do trabalho Simone Delavi Azeredo apresentou temas que passaram a fazer parte da rotina dos funcionários da comissão.
Fabiana Coelho Barbosa, Raphael Meirelles (presidente da CIPAA), Sandra Helena de Azevedo, Silvana Mataruna e Yuri Marinho passaram duas manhãs em abril debruçados sobre temas como noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, legislações do setor, inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados, entre outros assuntos.
“É um curso muito importante porque ajuda o profissional que entra para a comissão a ver a rotina da empresa com outros olhos, com as lentes da segurança do trabalho. Então, no simples fato de ver uma pessoa subir numa escada, o funcionário capacitado já busca ver se tem cinto de segurança, se todos os EPIs estão sendo usados”, disse Simone Delavi durante a aula.
A comissão
Raphael Meirelles foi reeleito presidente da CIPAA em 1º de fevereiro, quando obteve 87 votos dos funcionários da Codemar. Ao todo, 208 votaram. A comissão começou o ano com mais uma importante função, a de trabalhar na prevenção de todas as formas de assédio, algo que não fazia parte do escopo até o ano anterior.