Horta Comunitária do Manu Manuela celebra sucesso da primeira edição da feira agroecológica

Visitantes conhecem horta orgânica e compram direto de produtores

A primeira edição da Feira Agroecológica da Horta Comunitária do Manu Manuela mostrou que a iniciativa chegou para levar ainda mais qualidade alimentar para a mesa dos moradores da região. Neste domingo (10/11), os produtores da horta disponibilizaram para venda verduras e legumes orgânicos e livres de agrotóxicos, além de produtos artesanais.

O diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Eugênio Soares, lembrou que ao todo são 30 permissionários com terrenos cedidos pela prefeitura através da Codemar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e Secretaria de Economia Solidária. Ele celebrou também a primeira edição da iniciativa.

“Hoje é um dia de alegria, onde estamos desenvolvendo um trabalho de organização e produção local, com os permissionários da horta comunitária, que fazem uma importante produção orgânica. As pessoas vão poder conhecer o local, que estará de portas abertas uma vez no mês com a feira agroecológica”, disse.

O presidente da Associação dos Produtores da Horta do Manu Manuela, Edvaldo Martiniano, que também é um dos permissionários, ficou animado com a nova programação no espaço.

“Nós procuramos trazer o comprador para estar próximo do produtor, como acontece no Espraiado de Portas Abertas. E hoje, nesta primeira iniciativa, ainda recebemos a visita e a participação de dois assistidos do Centro de Atendimento Integrado da Família, dos PCDs, com uma linda apresentação de dança. Esses jovens já frequentam a horta para atividades agroecológicas”, comentou.

A dona de casa e moradora de Inoã Rosiane da Silva foi uma das visitantes da feira. Ela, que adora frutas, escolheu uma jaca bem madurinha como uma das compras do dia.

“Eu tô achando muito legal a feira. Principalmente porque eu entendo que buscar produtos sem agrotóxico é cuidar ainda mais da saúde. Acho bonita essa valorização do bairro e dos espaços voltados à agroecologia da cidade”, disse.

Incentivo para os visitantes

A Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária – Cooperar Agroecologia, que já é parceira em atividades no local, participou orientando os visitantes sobre a prática do plantio de hortaliças e sementes em casa. Foram distribuídas mudas de repolho, cebolinha, pimenta biquinho , poejo, bertalha e manjerona. A Cooperar também disponibilizou sementes de rúcula, melão, agrião, milho branco, mostarda, alface, além de guandu e feijão de porco da horta local.

Horta comunitária

A feira busca consolidar um espaço de troca com a comunidade. O dinheiro arrecadado nesta primeira e nas próximas edições será utilizado para custear melhorias na horta.

Desde a cessão do terreno e a entrega dos certificados em 2023, a Diretoria de Economia Solidária da Codemar acompanha o projeto, realizando reuniões, visitas técnicas periódicas e o incentivo à criação de formas organizativas de autogestão.

Programas

Notícias

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...

Intelectuais se reúnem no Museu Casa Darcy Ribeiro para falar de utopias e a...

O futuro da cidade e do Brasil foi discutido com base no legado do antropólogo na casa onde ele morou e escreveu sua mais...