Incentivo ao handebol de praia consolida Maricá como capital da modalidade no Brasil

Cidade investe em prática esportiva de jovens e promove campeonatos nacionais e internacionais

O ano de 2022 foi marcado por receber as primeiras competições de handebol de praia em Maricá. Foi a oportunidade de a população assistir aos jogos e se familiarizar com o esporte relativamente novo e que tem a seleção brasileira masculina como pentacampeã mundial e a feminina como tricampeã.

De lá pra cá, Maricá se consolidou como a capital internacional do handebol de praia. Foram diversos campeonatos nacionais e internacionais, e os moradores puderam conviver com atletas, assistir aos jogos, escolas municipais receberam visita dos jogadores das seleções brasileiras e dos EUA e alunos e professores participaram de oficinas gratuitas para aprender mais sobre a modalidade. Maricá está preparando uma geração de atletas que podem ter a oportunidade de participarem dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2028, em Dakar, no Senegal.

“É uma honra para a Codemar viabilizar, ao lado da Secretaria de Esporte e Lazer, eventos desta proporção, que motivam e incentivam os jovens a práticas saudáveis”, diz o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.

Atualmente, a cidade conta com cinco núcleos de iniciação ao handebol nos bairros Barra de Maricá, Parque Nanci, Barroco, Flamengo e São José do Imbassaí para jovens entre 11 e 16 anos.

Maricá também vai realizar entre os próximos dias 27 a 31 de março a Etapa Final do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia, promover treinos das Seleções Brasileiras Masculina e Feminina e sediar o campeonato internacional Global Tour, em maio.

“Maricá abraçou o handebol de praia. A cada dia a modalidade avança na cidade. Muitas outras novidades vão acontecer fomentando ainda mais esse esporte”, afirma o diretor de handebol de praia da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Gulliver Esteves.

Esporte estará na Olimpíadas de Paris

A modalidade busca entrar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. Um passo importante para isso será dado em julho deste ano, na Olimpíada de Paris, com um torneio de exibição do handebol de praia.

Em visita a Maricá em 2023, o diretor da Federação Internacional de Handebol (IHF), Hristo Boshkoski, disse que “vamos convencer as pessoas do COI de que o handebol de praia pertence ao programa olímpico”.

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...