Inova abre inscrição para cursos de cultivo de pitaya e produção de caldo de cana

Fazenda Pública recebe agricultores rurais para aprender a prática do cultivo

Produtores rurais de Maricá terão a oportunidade de participar de cursos para incentivar o cultivo de dois alimentos economicamente relevantes para a região: cana-de-açúcar e pitaya. A atividade será na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. O de cana-de-açúcar acontece nesta sexta-feira(10/11). Já o de Pitaya, no sábado (11/11).

Promovido pelo Inova Agroecologia Maricá, o intuito é apresentar as plantações existentes no local, incentivar seus cultivos e tirar dúvidas sobre o plantio para recompor a base produtiva da agricultura de Maricá, gerando mais renda e empregos no município.

O Inova é idealizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Biotec Maricá, e inclui atividades científicas e tecnológicas, com o auxílio de profissionais, entre professores, especialistas e técnicos da universidade.

O primeiro curso será pela manhã, com o tema “Cultivo orgânico da cana-de-açúcar “, no qual será apresentado o manejo da cana-de-açúcar em sistema orgânico de produção, além de enfatizar o uso da cana-de-açúcar orgânica e seus potenciais mercados consumidores, bem como o preparo do caldo.

Já o segundo curso, que acontece no sábado, abordará a implantação de um pomar de pitaya, como escolher e preparar a área, adubação, tutoramento e condução das plantas, tipos de mudas, plantio e custo de implantação.

Além disso, serão apresentadas a cultura da fruta e os aspectos técnicos para implantação e cuidados iniciais para a cultura na região.

Cultivos

O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, graças ao clima e ao solo propícios para sua propagação, garantindo fonte de renda para grandes empresas e pequenos agricultores. Pensando nesta geração de renda, o Inova Agroecologia montou há um ano um campo experimental da planta. Atualmente, a área experimental do plantio conta com dez variedades da cana-de-açúcar em fase de estudo.

As que responderem melhor as condições climáticas de Maricá serão, futuramente, repassadas aos produtores rurais da cidade.

Já a pitaya vem ganhando visibilidade no mercado brasileiro devido ao alto valor nutricional que a fruta contém. Com o objetivo de fortalecer a agroecologia no município, há um ano e meio, especialistas do projeto Inova Agroecologia iniciaram o cultivo de pitayas em Maricá. Atualmente, estão sendo cultivadas 144 plantas de seis variedades, e a expectativa é de que renda até cinco vezes o equivalente ao custo de produção em alguns anos, com destino certo para a merenda escolar da rede municipal.
Serviço:

-Curso produção de cana-de-açúcar para caldo de cana.
10/11(sexta-feira) de 8h às 13h.
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeuKmHjLVI4W5iVLZhmvS5hXL7EHOd2M2VExukHX9JVAQxbPQ/viewform?fbclid=PAAaa25U4DMm6SkxsbzohFufaVYWMJqSLkdtdi9ZOD1y7dfarbhleXKnz8LgY_aem_AUPNnk9EWrfGJBnrfqYswOUax5wj46nm0P5pQQdfOCIbUvnd2JGUaQYD9ZRDU9SS6BY

Programas

Notícias

Após treinos em Maricá, Brasil vence Sul-Centro e conquista vaga no Mundial

A seleção brasileira de handebol de praia conquistou o título com os times masculino e feminino do Sul-Centro Americano, no Paraguai, neste sábado. A...

Estande da Codemar atrai público interessado em Economia Criativa, Sustentabilidade e outros assuntos, no...

Além dos painéis, óculos de realidade virtual com projetos da companhia e Programa Lagoa Viva chamaram a atenção de quem visitou o evento   Painéis...

Painéis sobre Fundo de Investimento Imobiliário e o impacto econômico da cadeia solidária atraem...

Projeto Lagoa Viva também mostra evolução na revitalização das lagoas e canais da cidade com participação de seus pesquisadores Novas oportunidades para investidores em Maricá...