Inova Agroecologia incentiva cultivo de pitayas em Maricá

Agricultores do município são aposta para produção em larga escala

O incentivo ao cultivo de pitayas em Maricá vem se fortalecendo com ações feitas pelo Inova Agroecologia, como o curso de cultivo da fruta, no último fim de semana.

O curso foi divido em duas etapas: a teórica, abordando o que vem sendo feito em várias regiões do país; e a prática, com podas, controle de pragas e doenças, produção de mudas e plantio. Ao final, todos participaram de degustação e receberam mudas.

A Produção de pitaya na Fazenda Pública vai chegar ao período da colheita em maior escala daqui a dois meses. Tecnologias trazidas pelo Inova Agroecologia, da Biotec com UFRRJ, para o cultivo da fruta, buscam baratear custos e aumentar a produtividade com variedade.

Atualmente, estão sendo cultivadas 144 plantas de seis variedades, e a expectativa é de que rendam até cinco vezes o equivalente ao custo de produção em alguns anos, com destino certo para a merenda escolar da rede municipal.

O Inova é idealizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Biotec Maricá, e inclui atividades científicas e tecnológicas, com o auxílio de profissionais, entre professores, especialistas e técnicos da universidade.

Programas

Notícias

Tire suas dúvidas sobre o Voa Maricá

Como são feitos os voos? As operações do Voa Maricá são realizadas com a aeronave Cessna Grand Caravan, que oferece conforto e segurança aos viajantes...

Funcionários da Codemar doam 680 cobertores para o Rio Grande do Sul

Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) também se envolveram na corrente de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofreu...

Esquadrilha fará show de acrobacias aéreas com fumaça em Araçatiba no sábado (25)

Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça na manhã do próximo...